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Tendências e perspectivas para o e-commerce no Brasil

por Julio Lazzaron em 15/09/2021 2 min de leitura

O sua loja virtual está preparada para o comércio móvel, a experiência de navegação personalizada e drones entregadores? Estas são algumas das principais tendências elencadas para o e-commerce no Brasil. As inúmeras inovações no comércio eletrônico exigem dos proprietários uma constante atualização.

E para isso, é importante estar atento ao que se propõe de novo. Algumas das atualizações, inclusive, já caminham fora do País. Outras chegaram, mas são testadas por empresas de grande porte, como a Amazon. O que sugere a necessidade de acompanhar este movimento. Afinal, é preciso se manter atualizado à mudança de comportamento do consumidor.

O empreendedor do nosso tempo precisa estar atento às tendências globais para transformar o mercado local. A compra on-line já é um hábito do consumidor, o empreendedor precisa estar engajado na comunicação com seu público para ter estratégias de venda efetivas. Outro fator de extrema relevância é, além do bom produto, o bom atendimento e serviços de entrega.

Principais tendências para e-commerces no Brasil

A adesão e interação com a internet e suas possibilidades registrou, nos últimos cinco anos, crescimento superior a 50%. Assim, o País é o quarto com o maior número de usuários ativos na internet, perdendo apenas para China, Índia e Estados Unidos. Os dados são de pesquisa realizada pelo E-commerce Quality Index 2019 (EQI). 

Desde 2016, mais da metade dos acessos da internet vêm de dispositivos móveis. O que reafirma a importância da adaptação das plataformas ao mobile. Confira, portanto, as principais tendências elencadas e que merecem atenção dos proprietários de lojas virtuais.

Compras personalizadas

O cliente quer se sentir exclusivo, esse é o diferencial que ele busca. Assim, no ambiente virtual isso ganha um grande peso, já que as ofertas para ele são inúmeras. É importante apostar em conteúdo de apoio e interativo para engajar ele ainda mais no espectro digital. Esse conteúdo dá ao usuário a sensação de pertencimento ao negócio, e dando a ele informações sobre os produtos.

Análise de dados para avaliação do público da marca

Direcionar energia de venda para o público certo do negócio é muito mais relevante do que sair vendendo. E, neste sentido, o monitoramento dos dados se mostrou eficiente para a compreensão das transformações de forma mais aprofundada. Além disso, a partir dessa observação é possível utilizar dados como fonte de novas ideias.

Empresas de todos os portes já são capazes de reter e analisar dados. Isso permite entender as preferências e os hábitos de consumo do seu público no canal de vendas. E assim planejar e implementar estratégias mais assertivas. Desta forma, é possível oferecer uma experiência personalizada ao cliente, com base em seus hábitos de consumo.

Reveja a aplicação das estratégias implantadas

A comunicação constante com o consumidor deve sempre estar alinhada com o momento que estamos passando. Ou seja, ela deve ser real, interessada e contínua. As estratégias utilizadas há um ano atrás talvez não sejam mais aplicáveis. Afinal, o contexto é outro. Os planos, por sua vez, devem ser traçados em tempo mais curto e é preciso reajustá-los regularmente. 

Conteúdos como vídeos, podcasts e entrevistas são bastante atuais e acompanham o formato de consumo de informação do cliente. Repensar os processos é importante para proporcionar melhor experiência ao consumidor, do pedido até a entrega.

Opções variadas e diferentes alternativas para pagamento

Instantaneidade e diversidade talvez sejam as palavras que melhor definem os métodos de pagamento na atualidade. E é imprescindível que as lojas virtuais passem a aderir a todos os formatos. Pois o e-commerce precisa estar adaptado com opções como o PayPal, Apple Pay, e também o Pix. Isso será cada vez mais comum nas compras virtuais e não oferecer alternativas distintas ao consumidor pode limitá-lo e afastá-lo da sua loja.

Gestão online e em nuvem

A forma de gerir os negócios está cada vez mais conectada. Sendo assim, toda a gestão do negócio deve poder ser feita de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Isso beneficia a saúde e desempenho da plataforma em questão. O sistema de gestão on-line e em nuvem é um grande facilitador. E ele já é uma realidade presente na rotina diária das empresas. 

Assim, o empreendedor pode acessar o controle financeiro, estoque, logístico com facilidade. Trata-se, portanto, de uma tecnologia cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador. Ou seja, os ganhos são inúmeros, pois facilita consideravelmente a atuação do próprio gestor. 

Sustentabilidade

Pensando nas novas gerações de consumidores, é importante os negócios pensarem na sustentabilidade como um diferencial do negócio. Excesso de embalagens, papel e proteções em produtos não são mais tolerados. Pelo contrário. Afinal, a marca será avaliada de acordo com o respeito e consciência coletiva demonstrada. 

E o consumidor será o seu avaliador. Ele é quem alinha o propósito de vida nas escolhas de consumo e busca cada vez mais empresas que se preocupam com o impacto ambiental. E o mercado está oferecendo isso a ele. Portanto, desde o desenvolvimento do produto até a entrega, estes pontos serão todos observados de forma criteriosa. 

Você saberia dizer o quão próximo ou distante o seu e-commerce está destas tendências? Não hesite! Adeque-se com quem entende do assunto. Conte com a Tezus, expert em lojas virtuais de alta performance!

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