POR

5 impactos positivos da CDN no e-commerce

por Julio Lazzaron em 29/09/2022 min de leitura

Nos últimos conteúdos do blog falamos sobre técnicas e ferramentas que podem te ajudar a melhorar a experiência do usuário em seu site, como o dropshipping, CRM, uso de cupons, inserção do PIX e a AWS. Hoje abordaremos sobre a CDN, um serviço que traz muitas vantagens para quem trabalha com e-commerces.

A CDN, sigla em inglês para Content Delivery Networking, trata-se de uma rede de distribuição que permite fornecer, de forma mais rápida, os dados do site para os usuários. 

Tecnicamente falando, qualquer página da web precisa estar hospedada em um servidor para que as informações sejam enviadas adiante. E esse local não precisa corresponder a um único lugar físico. É aí que entra a CDN.

Ela “funciona como uma espécie de teia de dispositivos que trabalham em conjunto para regionalizar o armazenamento de dados”, o que facilita o acesso de computadores de diferentes lugares do mundo (Umbler).

Os benefícios desta ferramenta são inúmeros, mas podemos destacar a melhora do desempenho e a segurança. A primeira vantagem está muito atrelada ao posicionamento do site nos buscadores, ou seja, a melhoria do SEO e a velocidade de entrega. Já no que diz respeito à segurança, trata-se da proteção a potenciais riscos financeiros e de reputação do site.

Impactos da CDN no e-commerce

Como você pode ver nos parágrafos anteriores, a CDN é uma opção bem estratégica para o seu negócio, pois aborda questões técnicas, comerciais e influencia diretamente na experiência do usuário.

1 - Melhora da latência

É comum que ao ocorrer picos de tráfego muitos sites fiquem fora do ar. A CDN suporta essas alterações de acesso de qualquer tamanho e garante proteção contra ataques DDOS (Distributed Denial of Service). Por hospedar o site em diferentes locais, ela redireciona os usuários para os servidores mais próximos, sem congestionar um único ambiente.

2 - Redução do tempo de carregamento

Com a CDN as respostas são muito mais rápidas e satisfatórias para a experiência do seu usuário. 

3 - Redução de custos

Ao não haver uma sobrecarga do servidor central e promover um menor consumo de banda, a rede de distribuição reduz os custos com infraestrutura.

4 - Faz integrações simplificadas

Em poucos minutos é possível configurar a CDN para qualquer website e integrá-la a plataformas como a Magento, utilizada pela nossa equipe da Tezus para simplificar e impulsionar qualquer negócio.

5 - Aumento na taxa de conversão

Já não é novidade que a demora em um site acarreta na desistência de compra e interação do usuário. A rede de distribuição proporciona maior velocidade ao site, o que implica em melhor experiência do usuário. 

Quer saber mais sobre o uso da CDN?

Contate nossa equipe para conhecer mais sobre a rede de distribuição e como ela pode melhorar o seu e-commerce. Acesse nosso site e acompanhe o blog para ficar por dentro das novidades do mercado.

Somos Expert em Soluções Magento

Há quase 10 anos no mercado, a Tezus desenvolve soluções customizadas de e-commerce com a melhor plataforma do mundo.

Venha para a Tezus, a solução completa para seu e-commerce

FALE COM UM ESPECIALISTA