O segundo semestre é tradicionalmente mais intenso e movimentado para o comércio e varejo, principalmente devido às datas comemorativas. Mas em 2022, um evento específico promete esquentar ainda mais a economia, em especial o setor de e-commerce. É a Copa do Mundo que, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), deve impulsionar as vendas e fazer o setor fechar o ano com um faturamento total de R$165 bilhões.
Para a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), o setor de vestuário e calçados será o maior beneficiado no período da Copa. “Já a categoria de eletrônicos será a segunda mais buscada, uma vez que a transmissão dos jogos incentiva a compra de novos aparelhos” (E-commerce Brasil).
A grande vantagem deste período dos jogos mundiais é que eles acontecem no mesmo intervalo da Black Friday, outro grande evento que fomenta as vendas online. A estreia da seleção brasileira na Copa será no dia 24 de novembro, véspera da Black Friday. Uma combinação de datas que tem tudo para dar certo e estimular o consumo.
Como meu negócio pode vender mais com a Copa do Mundo?
Neste período, é possível utilizar a temática da Copa do Mundo para criar novas campanhas de vendas e incentivar a interação com o consumidor.
Também pode-se criar promoções especiais, inclusive durante os jogos. Um bom exemplo é oferecer descontos de até X% caso o Brasil ganhe a partida. “Esse tipo de promoção tem grande potencial, ainda mais se considerarmos que grande parte do público assiste aos jogos pela TV com o celular ao lado” (Tecmundo).
Vale ainda apostar em artigos temáticos, oferecer kits especiais e decorar o site com a temática do momento. Essas são alternativas que causam uma boa impressão, aproximam novos clientes e fidelizam os já existentes.
Por último, mas não menos importante: fique atento às questões técnicas do seu canal e-commerce. Em época de alto tráfego é preciso que o site esteja preparado para o aumento do fluxo e adapte-se às necessidades do momento.
Ferramentas digitais como os ERPs ou hubs, auxiliam a fazer uma melhor gestão do site. Com elas é possível controlar o estoque, expedições, automatizar processos e dar mais autonomia para que sua equipe desenvolva estratégias certeiras.
Contate o nosso time e saiba se seu site está pronto para encarar a Copa do Mundo de 2022.
Há quase 10 anos no mercado, a Tezus desenvolve soluções customizadas de e-commerce com a melhor plataforma do mundo.