Estar no meio digital é saber que nele há inúmeras possibilidades, conteúdos, promoções, lojas, sites… Na internet não há limites, você encontra tudo o que possa imaginar. Então, qual é o segredo para se destacar diante de tanta informação?
No blog da Tezus desta semana vamos falar sobre duas ferramentas que estão ganhando notoriedade de quem trabalha com e-commerce. É o e-mail marketing e a newsletter, dois meios para você se comunicar com clientes e prospects e se destacar no mercado.
E-mail marketing X Newsletter
Engana-se quem pensa que e-mail marketing e newsletter são a mesma coisa. Ambos possuem o objetivo de estreitar a relação com os clientes, mas é preciso saber explorá-los estrategicamente para obter os resultados certos.
O e-mail marketing tem como principal foco a conversão. Por isso, ele pode ser construído tanto no formato texto quanto HTML, o que resulta em um design mais atrativo, com foco em produtos e promoções. Este último no sentido de “promover uma oferta, seja ela um conteúdo gratuito ou um produto de fato” (Resultados Digitais).
Por ser focado nas vendas, o e-mail marketing exige cuidado na seleção do mailing que receberá o conteúdo. É preciso criar uma estratégia de marketing para que os resultados sejam positivos para o e-commerce.
Uma dica é alinhar o envio do conteúdo com a área comercial. Muitas das dúvidas e necessidades dos clientes são reveladas pela equipe de vendas e atendimento, que possuem um contato mais próximo com o consumidor. Assim você consegue ser mais assertivo na entrega de conteúdo.
A newsletter pode ser entendida como uma ferramenta de fortalecimento da marca, visto que seu objetivo é nutrir o público alvo com conteúdo relevante. Neste tipo de material, as empresas costumam informar sobre as suas novidades e as atualizações do mercado.
“Elas costumam ter uma abrangência maior de interesses, abordando diversos assuntos dentro de um tema amplo. Por exemplo, é possível promover um produto para os que estão em um momento avançado de compra, mas também ser relevante para os que ainda se interessam apenas pelos artigos e dicas” (Resultados Digitais).
Qual das duas ferramentas devo utilizar no meu negócio?
A resposta é: depende do seu objetivo.
As duas ferramentas trazem impactos positivos para o e-commerce, então você pode mesclar o uso do e-mail e da newsletter.
Como explica o E-commerce Brasil, “se a sua intenção é captar novos clientes, reativar uma base consumidora e aumentar as vendas de um determinado produto, a resposta é e-mail marketing.
Agora, se você deseja compartilhar conteúdo relevante com seus consumidores, informações que estão relacionadas ao universo do seu e-commerce e, de alguma forma, aprofundar essa relação comercial, a resposta é newsletter”.
Independente da escolha lembre-se de que os materiais precisam ser construídos com:
E não esqueça de realizar os testes A/B para descobrir qual estratégia engaja mais com o seu público. Assim o sucesso da comunicação estará garantida.
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