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Black Friday 2022: saiba como fazer seu e-commerce vender mais

por Julio Lazzaron em 27/10/2022 min de leitura

Um dos eventos mais aguardados do ano pelos consumidores está chegando. É a Black Friday que, em 2022, acontece no dia 25 de novembro. Nesta data, milhares de pessoas vão às compras em busca de descontos que não são tão comuns em outras épocas do ano. 

E a expectativa é grande para lojistas e clientes, pois esta é uma oportunidade de estreitar relações e adquirir produtos e serviços por preços vantajosos. Mas será que o seu e-commerce está preparado para este momento?

Comece pela organização

O primeiro passo para ter sucesso nas vendas da Black Friday é se preparar com antecedência para este grande evento. Selecione os itens que receberão os descontos, verifique a quantidade em estoque e fique atento à precificação dos produtos e serviços. Não basta apenas agradar ao cliente com o preço final, é preciso que você também tenha retorno financeiro e não sofra prejuízos.

Depois disso é importante ficar atento a alguns pontos técnicos da sua página de e-commerce, para que a experiência de compra seja positiva e satisfatória para ambos os lados. 

Lembre-se de ter uma boa estratégia de venda, com análises assertivas e divulgação de qualidade, pois elas são essenciais para converter novos consumidores e diminuir o custo de aquisição de clientes.

Passo a passo para a black friday

1 - Tenha um site seguro e otimizado

Um dos principais motivos de migração dos clientes para um site concorrente é quando o seu e-commerce não carrega as informações de modo adequado ou apresenta problemas de segurança.

Segundo a Escola de E-commerce, “durante o Black Friday, todas as empresas querem vender mais, porém, a ação de pessoas mal intencionadas é um risco —elas podem, inclusive, usar o nome da loja e links falsos para praticar fraudes”.

Por isso, trabalhar com plataformas de e-commerce confiáveis e conhecidas no mercado, como a Magento, faz toda a diferença para a conversão das vendas. Com ela fica mais fácil conduzir os negócios online com confiança e receber atualizações de risco de segurança e malware em tempo real. Ou seja, você e o cliente estarão seguros o tempo todo.



2 - Aposte em promoções reais

A Black Friday ficou conhecida por muitos como “black fraude”. Isso porque uma boa parte dos lojistas aumentava os preços dos produtos e serviços, na véspera do evento, para passar a sensação de uma oferta mais vantajosa no grande dia.

Hoje os consumidores estão mais conscientes e conseguem facilmente identificar quando a promoção não é real, por meio de comparação de preços.

3 - Invista no frete grátis ou mais atrativo

De nada adianta oferecer um bom desconto nos produtos se, ao finalizar a compra, o custo do frete for bem maior que o valor total das mercadorias. 

Naturalmente, fora da época promocional, o abandono de carrinho acontece devido ao alto custo do frete. Por isso, fique atento a este quesito.

Uma boa alternativa é oferecer frete grátis a partir de um valor X. Esse gatilho emocional estimula o consumo e aumenta o ticket médio.

4 - Ofereça boas condições de pagamento

O boleto e o parcelamento no cartão são algumas das formas mais tradicionais de cobrança pela internet. Porém hoje, com o advento do pix, da transferência bancária e do depósito, é preciso que seu site também esteja preparado para aceitar estas condições de pagamento.

Quanto maiores forem as possibilidades e facilidades para o cliente, mais atrativa se torna a jornada de compra. 

5 - Tenha cuidado com o prazo de entrega

Garanta que as mercadorias vão chegar ao destino dentro do prazo. Aposte em um esquema de logística de confiança, que enviará os produtos em boas condições e escolherá boas rotas para que não haja avarias.

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