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Share of Search: a métrica para calcular o crescimento da marca

por Tezus em 19/05/2022 min de leitura

A experiência do usuário e a força de marca são estratégias que se fortaleceram pelo mundo nos últimos anos e mudaram o rumo de alguns setores, principalmente os de marketing e vendas. Uma das grandes vantagens destes dados, é que eles podem ser facilmente obtidos por meio de buscas orgânicas. E, para isso, a Share of Search (SoS) é uma das grandes aliadas dos gestores, visto que a métrica revela o real crescimento da marca e auxilia na tomada de decisões para os novos desafios.

É como diz o velho ditado: “quem não é visto não é lembrado”. E ele faz bastante sentido para o e-commerce, afinal, aqueles que estão em destaque nas primeiras páginas dos buscadores são os que conseguem reter maior atenção do público e, consequentemente, obter conversões de sucesso.

Tá, mas o que isso tem a ver com o SoS? TUDO, uma vez que “o Share of Search de uma marca, ou sua parcela de buscas, se refere ao total de buscas feitas por essa marca no Google” (Conversion). Ou seja, quanto mais o seu e-commerce é pesquisado em um buscador, mais ele cresce. Portanto o SoS e o SEO estão diretamente conectados. 

O conceito foi apresentado pela primeira vez na Conferência EffWorks Global 2020, por Les Binet (veja o vídeo abaixo). O especialista de marketing afirmou que quando o SoS aumenta, a métrica da participação de mercado de um negócio, mais conhecida como market share, também acompanha esse fluxo.

Desta forma, ela consegue prever a queda ou o crescimento de uma marca, o que permite aos gestores antecipar ações para melhorar os resultados.

  https://www.youtube.com/watch?v=x1zMufAs3l0  

Quais os benefícios?

O SoS proporciona inúmeras vantagens para o e-commerce, com destaque para:

  • a facilidade em determinar o percentual de buscas periódicas para um setor ou categoria;
  • a possibilidade de prever o crescimento ou queda do negócio no mercado;
  • a avaliação do impacto das ações de marketing a curto, médio e longo prazo, bem como o orçamento para elas;
  • o monitoramento do movimento da concorrência.
 

Como calcular o Share of Search?

A fórmula é bem simples, basta saber o número de buscas da sua marca/palavra-chave realizadas no Google, dividi-la pelo total de buscas mensais médias da categoria e multiplicar por 100.

SoS = Buscas por uma marca / Buscas por todas as marcas da categoria x 100

Com os resultados em mãos, fica muito mais fácil planejar ações estratégias para alavancar a marca, investir em  marketing de conteúdo e muito mais.

Para melhorar a consolidação da marca, as técnicas de SEO são fortes aliadas. Conheça mais sobre elas nos conteúdos do nosso blog. Se preferir, entre em contato com a nossa equipe, estamos sempre prontos para trazer novas soluções e criar um e-commerce do seu jeito!

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