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Qual o futuro do e-commerce após a retração da pandemia?

por Julio Lazzaron em 18/08/2022 min de leitura

Um estudo recente divulgado pela Dunnhumby, empresa global que trabalha com ciência de dados do consumidor, revelou um novo cenário para as lojas online. Diferente do que se acreditava, após o recuo da pandemia, boa parte dos consumidores retornaram aos antigos hábitos e voltaram a apostar nas compras em estabelecimentos físicos. Diante disso, qual será o futuro dos investidores de e-commerces e marketplaces? Será que as lojas online terão uma queda?

De acordo com o estudo da Dunnhumby, realizado no final de 2021, as lojas físicas tiveram uma retomada positiva em seus negócios e atingiram a marca de 60% de representatividade sobre as vendas totais. Já o digital dominou os 40% restantes.

Apesar desta mudança no cenário, ainda assim, a pesquisa esclarece que a retomada das compras físicas não representa um risco para os empresários online. Mas sim uma oportunidade de equilibrar os dois canais de vendas.

Mesmo com o retorno das atividades presenciais, a empresa global revelou que muitos consumidores se acostumaram com a facilidade e a segurança das compras online. Boa parte disso se deve às vantagens de pagamento, descontos, variedades de produtos, entre outras possibilidades no qual o digital se sobressai sobre o físico.

Além disso, ainda de acordo com a Dunnhumby, “dois terços dos brasileiros se acostumaram a comprar tanto de uma forma quanto da outra”. Ou seja, o presencial não necessariamente retomará o espaço conquistado pelo universo digital, afinal, poder comprar em poucos cliques e do conforto de casa é extremamente atrativo.

Qual a aposta dos e-commerces no momento?

Considerando que alguns setores foram mais afetados do que outros na pandemia, como revela Adriano Barbosa, sócio-fundador da Cine Couple, em entrevista para o portal Terra, uma carência que está muito presente entre os lojistas é a busca por bons fornecedores, confiáveis, de qualidade e preço justo.

Isto abriu um novo nicho de mercado digital, focado no atendimento B2B, ou seja, de empresa para empresa. É um modelo de negócio que engloba marcas que fornecem produtos e serviços para outras empresas. E levando em conta o quesito globalização e o retorno sobre investimentos, operar na internet é uma grande oportunidade econômica para os comerciantes.

Quais são as vantagens do e-commerce b2b?

A principal vantagem que o e-commerce b2b dá aos clientes (e aqui nos referenciamos a outra empresa) é a facilidade do autoatendimento. “Com essa vantagem, muitas das funções solicitadas pelos clientes podem ser realizadas na plataforma de compras, sem necessidade de intervenção humana” (E-commerce Brasil).

Além disso, destacam-se também:

  • Agilidade;
  • Redução de custos; 
  • Melhor experiência dos clientes;
  • Aumento das oportunidades de melhorar a experiência do cliente.

Já para quem pretende investir neste nicho de mercado, as vantagens incluem ainda a operação sem limitações geográficas e físicas, bem como a possibilidade de personalizar o atendimento, proporcionando vantagens competitivas para o cliente.

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