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PIX se torna a 2ª forma de pagamento mais utilizada em e-commerce

por Julio Lazzaron em 15/09/2022 min de leitura

Se antes a preocupação era disponibilizar cartões de crédito e débito para a conclusão das compras online, hoje o PIX é a mais nova queridinha dos clientes. Lançado em novembro de 2020, pelo Banco Central, a modalidade superou as expectativas do mercado e ganhou inúmeros adeptos devido a velocidade de transações e segurança que oferece.

De acordo com a edição de julho do Estudo de Pagamentos, da consultoria Gmattos, o pagamento via PIX já é aceito por 78% dos estabelecimentos e-commerce no país e hoje é a 2ª maior modalidade no Brasil, ficando atrás apenas das vendas por crédito (CNN Brasil).

O crescimento e a adesão exponencial da modalidade indicam que, até julho de 2023, 92% dos estabelecimentos online aceitarão o PIX. Ou seja, o seu negócio ainda não atentou para essa forma de pagamento, é hora de repensar a oferta.

Quais os benefícios do PIX para as empresas?

No geral, o PIX é uma das melhores formas de conciliar o caixa e pagar menos taxas, se comparado a outras formas de pagamento. Entre suas vantagens, destaca-se o fato de estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Ou seja, “permite uma transação imediata a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial, finais de semana e feriados” (pagar.me).

Além disso, a modalidade também proporciona:

  • Segurança: O Banco Central possui uma série de medidas de segurança para viabilizar as transações pelo PIX;
  • Inclusão financeira: possibilita uma aproximação com o público que não é bancarizado;
  • Redução do abandono de carrinhos: o pagamento instantâneo ajuda a suprir o gap dos boletos bancários, que não são pagos pelos consumidores. 
  • Aumento na satisfação dos clientes: em virtude da agilidade no check out;
  • Menores custos para os lojistas:  Diferente do que ocorre com os cartões de crédito, no PIX o lojista paga uma tarifa apenas sobre as vendas realizadas. Além disso, as taxas têm menores porcentagens, equivalente a cerca de 1%. 
  • Aumento nos lucros: em complemento ao tópico anterior, as taxas reduzidas fazem com que o lojista ganhe mais sobre seus produtos. 

Como disponibilizar o Pix na minha loja virtual?

O principal ponto de atenção ao utilizar o PIX é a integração do sistema de pagamento com a loja online. Algumas funcionalidades precisam ser disponibilizadas no site para que ele aceite o pagamento instantâneo. Por isso, é preciso ter boas plataformas de e-commerce, como a Magento, para alinhar o seu negócio às novidades financeiras do mercado.

Também é necessário ter uma chave cadastrada, que pode ser entendido como “o identificador de conta bancária ou carteira digital” (TechnoBlog). Elas são cadastradas no Banco Central e vinculadas à conta do e-commerce.

No momento de realizar a compra, basta que o cliente informe o valor e o código da chave do destinatário e o sistema fará toda a transação. Ao final, um comprovante de pagamento é gerado, como mais uma garantia de sucesso.

Além da chave, uma forma mais prática de disponibilizar o PIX é por meio do QR Code. Basta apontar o celular e pronto, o pagamento é efetuado.

Quer saber mais sobre o PIX?

Entre em contato com a nossa equipe para disponibilizar essa modalidade em sua plataforma e-commerce e conhecer a Magento, que tem se destacado como uma plataformas mais dinâmicas e versáteis para uma loja virtual.

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