fbpx
POR

Quais são as principais tendências do e-commerce para 2022?

por Julio Lazzaron em 28/12/2021 min de leitura

Veja 6 facilidades e inovações para as compras on-line

As mudanças de comportamento do consumidor nos últimos dois anos e a aproximação dele ao universo digital mostraram que o e-commerce é um mercado com grande potencial no mundo todo. Em consequência disso, cada vez mais especialistas estudam o setor a fim de proporcionar maior comodidade e segurança aos consumidores. E as pesquisas mostram que, para se destacar entre as milhares de lojas online é preciso estar atento às principais tendências do e-commerce para o ano.

Em 2022 muitas mudanças vão ocorrer no comércio online, desde a introdução das marcas no metaverso até a disponibilização de formas de pagamento cada vez mais abrangentes.

Nós separamos 6 mudanças importantes de 2022 para você ficar de olho e não deixar a concorrência passar na frente.

 

1 - Personalização da experiência de compra

Ok, essa é uma tendência que já falamos há bastante tempo por aqui. Mas agora ela entra no universo dos e-commerces com muito mais força.

Para se destacar diante da concorrência, as marcas estão apostando na personalização da experiência. Ou seja, se o seu produto pode ser customizado para torná-lo único ao cliente, então essa é a virada de chave que você precisa investir no seu negócio.  

2 - Omnichannel

Este conceito é recente no Brasil, mas no mundo todo ele é bastante usado. Trata-se da integração entre lojas físicas, virtuais e consumidores, de modo que as vendas e o atendimento resultem na mesma experiência de consumo, como se fosse uma só.

É o que acontece quando você oferece ao cliente online a possibilidade de retirar o produto na loja física. Ou também quando o cliente pode trocar um produto ou devolvê-lo na loja física, mesmo que a compra tenha sido virtual.

 

Mas cuidado, não confunda essa estratégia com o universo multicanal. Neste último é possível que uma pessoa adquira um mesmo produto ou no site ou no espaço físico, mas sem que haja integração entre esses dois locais. Não será possível, por exemplo, escolher a forma de retirada ou realizar uma troca de forma diferente. Em muitos casos, o cliente da loja física nem sequer sabe da existência do e-commerce.

 

3 - Voice Commerce

Quem possui uma assistente virtual em casa sabe que comandar os dispositivos por voz torna tudo mais fácil e acessível. Mas não precisamos ir muito longe para encontrar esse tipo de tecnologia por aí. Hoje muitos smartphones e softwares já aceitam o comando de voz e permitem realizar pesquisas de compra sem que o consumidor precise realizar muitos cliques.

Por isso, não ignore essa tecnologia. Adapte sua loja online para estar no ranqueamento das páginas de busca e se tornar acessível pelas assistentes virtuais. Isso facilitará na busca do seu produto.

Hoje ainda não é possível efetuar a compra desta forma, mas alguns especialistas acreditam que em três anos, quase 40% das transações online já serão realizadas no Voice Commerce ou iniciadas por esta modalidade.

4 - Entrega rápida

Sem dúvidas este é um dos diferenciais mais disputados pelos e-commerces brasileiros. A velocidade de entrega de algumas empresas está surpreendendo muitos consumidores. Hoje já existem lojas online que entregam o produto desejado no dia seguinte para os consumidores que vivem em uma cidade ou região próxima a um de seus Centros de Distribuição.

Esse movimento das entregas, que se intensificou com a pandemia, criou a necessidade de imediatismo no consumidor. Então, se o seu frete demorar mais de 15 dias para chegar até a casa do cliente, há maiores chances de gerar incômodo ou frustração para a pessoa.

 

5 - Inteligência artificial

Já ouviu falar de chatbots? O nome pode parecer estranho, mas esta tecnologia nada mais é do que uma inteligência artificial que conversa com o seu cliente. 

Sabe aquelas respostas automáticas que você recebe no chat, mas que te ajudam a esclarecer as principais dúvidas sobre o produto ou serviço? Elas vêm dos chatbots ou robôs, que conseguem simular diálogos bem próximos ao de uma conversa entre pessoas.

Entre as vantagens de ter essa ferramenta, é que com ela é possível agilizar o atendimento, aumentar as vendas e melhorar a experiência do usuário.

Os bots, como carinhosamente são chamados, “podem entregar produtos mais personalizados e tomar decisões por meio da plataforma de CRM. Isso ajuda a otimizar os canais de compra e tem um impacto positivo na tomada de decisão do cliente” (e-commerce Brasil).

 

6 - Novas condições de pagamento

A era do boleto acabou!

Sim, a gente sabe que esta modalidade de pagamento ainda é uma das mais usadas pelas pessoas. Mas com o surgimento do PIX, as carteiras digitais e as novas condições dos cartões, há uma forte tendência desta condição ser a menos utilizada pelo consumidor.

Então não esqueça de oferecer opções diferentes para o cliente concluir a compra. Caso contrário, sua loja pode sofrer com o fenômeno do carrinho abandonado e perder espaço para a concorrência.

Quer colocar em prática as tendências no seu e-commerce? 

Acesse o site da Tezus e faça contato com a nossa equipe. Estamos prontos para ajudar você a estar entre as principais lojas virtuais.

Somos Expert em Soluções Magento

Há quase 10 anos no mercado, a Tezus desenvolve soluções customizadas de e-commerce com a melhor plataforma do mundo.

Venha para a Tezus, a solução completa para seu e-commerce

FALE COM UM ESPECIALISTA