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Prepare-se para a Black Friday 2021

por Julio Lazzaron em 28/09/2021 min de leitura
67% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções de Black Friday de 2021. O dado é da Pesquisa Black Friday 2021 do UOL e MindMiners para Marcas. Desta forma, é fundamental que as que as lojas virtuais se preparem para essa importante data sazonal.

Aspectos de atenção para preparação do e-commerce na Black Friday 2021

Estar atento às tendências de mercado e comportamento do consumidor é essencial para ter sucesso nas vendas de novembro, principalmente na Black Friday, que cada vez vem ganhando mais adeptos. A data que já movimenta consideravelmente o comércio eletrônico agora é alvo de expectativas e planejamento de muitos consumidores, que aguardam a ocasião para compras e maiores investimentos, por conta das ofertas propostas.  Desta forma, confira alguns pontos de atenção para alavancar a sua plataforma de e-commerce e fazer o seu negócio se destacar diante dos outros neste período!
  • Experiência de compra: Estruture o seu site para a Black Friday. Organize uma seção especial para a ação e monte um esqueleto bem definido para que todos os itens tenham descrições, estejam renomeados e precificados corretamente.
  • Crie uma campanha: Uma campanha de comunicação específica é atraente. Monte um visual para o evento e programe anúncios segmentados para levar mais tráfego para a plataforma e aumentar as chances de venda.
  • Faça testes: Teste sempre para garantir que tudo esteja conforme planejado. Realize a jornada como se fosse um cliente para detectar falhas e ajustes necessários.
  • Aposte no omnichannel: Estar presente em todos os canais que o público alvo está é fundamental para uma Black Friday bem sucedida. Adapte o seu e-commerce para o mobile e produza materiais para as redes sociais do seu negócio, divulgando com antecedência a ação. 
  • Ofereça diferentes formas de pagamento: Coloque-se no lugar do cliente e dê a ele todos os meios que ele possa vir a necessitar. A forma de pagamento não pode ser um empecilho para que a compra seja efetuada. Assim, disponha de boleto bancário, pagamentos em mais parcelas, conforme o valor final da compra, débito e até mesmo dividir em mais de uma parcela no cartão de crédito. A variedade de bandeiras, possibilidade de débito ou transação via PIX também são muito atraentes para os usuários. 

Olhar atento ao sustentável

e-commerce sustentável Mesmo que pareça que qualquer consumo seja prejudicial, não se trata disso. A questão não é deixar de comprar, mas sim colocar o consumo consciente em prática. Afinal, cada vez os consumidores estão mais atentos às boas práticas e tentando se adequar a comportamentos que acreditem ser mais sustentáveis.  Assim, ofertar produtos eco-friendly, ou seja, presentes sustentáveis que sejam tão bons para os consumidores quanto para o planeta é uma alternativa assertiva, que tem ganhado muitos adeptos e, inclusive, destaque para as marcas que se dispõe a esta mudança de comportamento. O importante é estimular, ou melhor, mostrar que em sua loja virtual existe uma preocupação em relação a todo este processo. Um serviço em prol, sim, do consumo, mas diferente, que seja instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo. E para aplicar esse contexto em plena Black Friday, aderir a embalagens de material reciclado e/ou biodegradável pode ser uma maneira de iniciação de impacto imenso para o cliente. Campanhas de cunho social, que beneficiem causas reais e de apelo também são meios de demonstrar esse engajamento com pautas relevantes para a sociedade. Uma dica que caminha ao encontro desta ideia é propor ações beneficentes em parceria com outras marcas ou iniciativas que já atuem em determinadas causas. Ou mesmo envolver o consumidor com determinada pauta, que o toque e sensibilize a ponto de engajá-lo. 

Prepare-se e monitore constantemente

É extremamente fundamental se preparar para a Black Friday. É a partir do planejamento que as ações terão sucesso em seu negócio. Mas também é imprescindível estar atento à data ao longo da campanha e ações propostas.  O monitoramento constante é um meio de verificar o que de fato está dando certo, e implementar medidas diferenciadas, se necessário, ainda antes do término das campanhas. Estar presente nas redes sociais e disponível, em tempo real aos clientes e demais usuários da sua plataforma é fazer o consumidor sentir-se especial e assistido pelo e-commerce.  Por isso, se ainda não iniciou os preparativos para a Black Friday em seu e-commerce, comece agora mesmo e conte com a Tezus se precisar alavancar o desempenho da sua plataforma!

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