fbpx
POR

Pix no e-commerce: as mudanças e impactos nesta modalidade de vendas

por Julio Lazzaron em 04/12/2020 min de leitura

Tanto lojista quanto o consumidor final, serão impactados pela introdução do Pix, seja no no comércio físico ou digital. Em vigor desde novembro, o Banco Central anunciou o Pix, o seu novo sistema de pagamento instantâneo. Esse recurso facilita muito a compra e a venda. Além disso, irá auxiliar nos custos e ineficiências operacionais do e-commerce.

Mas, afinal, como o Pix impactará no e-commerce?

Os meios de pagamento continuam. Pessoas em geral, clientes de estabelecimentos comerciais, lojas em geral e pagamento de impostos e taxas poderão se utilizar do Pix para essas operações. O melhor é que você precisa apenas de uma conta num banco ou instituição financeira. Assim, o e-commerce que se destacou tanto esse ano, principalmente pela pandemia, pode ser um dos setores mais beneficiados com o novo sistema de pagamento. Entre as vantagens desse processo:

  • Você não precisa investir ou gastar com ele, já que é disponibilizado nos aplicativos das agências bancárias;
  • Pagamentos e recebimentos acontecem na hora;
  • Público abrangente, já que incluindo pessoas que não usam bancos;
  • Flexibilidade competitiva de outras bandeiras por conta da "novidade".

Assim, alguns processos que não funcionam devem ser eliminados com a chegada do Pix. Confira!

Estoque bloqueado

Os recorrentes boletos acabam trancando no estoque produtos por conta do tempo de espera de vencimento e ou mesmo confirmação de pagamento do mesmo. Mas como o Pix faz tudo na hora, o lojista sabe na hora se o produto pode ser ou não ofertado para venda.

Baixa taxa de conversão entre pedido e venda

A confirmação de pagamento pós compra online e acesso à agência bancária levam tempo suficiente para levar o cliente à desistência. Assim há uma experiência de sucesso que traz menos riscos de desfazer uma compra.

Descasamento de fluxo de caixa

Dez segundos é o tempo estimado para que a transação seja feita e o valor em dinheiro contabilizado para o caixa da loja. Este controle imediato tende manter o caixa operante e otimizado.

Ineficiência no processo de devolução

A ampliação de 07 para 90 dias de limite para desistência de um produto, com a devolução feita na mesma conta, tende a tornar o processo mais eficiente para a empresa, sem pontos de atritos.

Complexidade da conciliação

A fluidez e agilidade das transações são o ponto alto do Pix. Afinal, são dez segundos para o dinheiro cair na conta, enquanto as tradicionais transações variam. 

Pix: oportunidade para o e-commerce

O Pix poderá ajudar os clientes do seu e-commerce com facilidade, rapidez e segurança no pagamento. É um novo modelo de pagamento que chegou para agilizar processos e deixar os negócios ainda mais competitivos. Sendo assim, aprenda a utilizar esse sistema de forma estratégica na sua operação e potencialize as suas vendas.

Conte com a Tezus no desenvolvimento da sua loja virtual e na criação de estratégias que otimizem o seu negócio. Converse com um de nossos especialistas.

Somos Expert em Soluções Magento

Há quase 10 anos no mercado, a Tezus desenvolve soluções customizadas de e-commerce com a melhor plataforma do mundo.

Venha para a Tezus, a solução completa para seu e-commerce

FALE COM UM ESPECIALISTA