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Como otimizar a entrega para melhor experiência do consumidor?

por Tezus em 10/08/2021 3 min de leitura

A entrega do produto é uma importante etapa no processo de compra. Por isso, para gerar boa experiência e fidelizar o cliente, é preciso tornar agradável também esta etapa. Quem busca ter mais visitas e compras na plataforma, precisa valorizar a forma de entrega. Afinal, este também é o momento em que tudo que até então era virtual, passa a ser real para o consumidor.

Assim, tornar este momento agradável e memorável é algo de extremo valor para o cliente. E isso trará muitos benefícios para a loja virtual também. Que contará com alguém que vai, sem dúvidas, compartilhar esta experiência com outras pessoas. Fazendo uma espécie de marketing. Cabe à plataforma decidir se essa divulgação espontânea será positiva ou negativa.

Então, a experiência de entregas no e-commerce merece uma atenção especial. E, para isso, a definição da estratégia de logística é imprescindível. E mais! Pontos como a própria escolha de bons parceiros de frete impactam e muito em tudo isso. Portanto, melhorar as entregas da loja para atender da melhor forma as expectativas do consumidor é uma meta alcançável e separa em partes, como as dicas a seguir!

Seja rápido na entrega

Junto da possibilidade das compras on-line, veio o imediatismo. Assim, a velocidade é um fator muito importante para a satisfação do cliente. Há, inclusive, estudos que apontam que 40% dos usuários de e-commerces pagariam um valor extra pela entrega do produto no mesmo dia da compra. Ou seja, quanto antes a entrega for feita, melhor para o cliente, que fica satisfeito, e para a loja, que tende a recebê-lo novamente, pela boa experiência que ele obteve.

Então, dentro das possibilidades disponíveis, oferecer agilidade na entrega, é essencial. Portanto, busque negociar com fornecedores. Melhores a gestão do estoque. Descentralize os centros de distribuição. Adote novas modalidades de entrega.

Aposte na diversidade de entregas

Faz um bom tempo que as opções se ampliaram e o comércio virtual conta com muito mais do que os tradicionais Correios. E, já é sabido que, se o volume de vendas é maior ou mesmo os produtos muito grandes, é necessário contratar transportadoras privadas.

Mas tudo dependerá do tipo de produto a ser entregue, bem como a distância da entrega. O interessante é que cada vez mais novas modalidades surgem. E elas vão dos aviões às bicicletas. Por isso, combinar diferentes soluções de entrega é essencial para oferecer a melhor opção. Desta forma será possível, reduzir custos ou ter maior velocidade, conforme o local da entrega e o produto a ser entregue.

Cumpra o prazo estipulado

Além da agilidade, segurança e economia, o cumprimento do prazo de entrega é um fator determinante para a experiência do usuário.

É importante evitar prometer prazos que não serão cumpridos. Isso é ainda pior, pois trata sem seriedade a dor do consumidor, que quer e precisa ser levado a sério. Neste caso, inclusive, é preferível trabalhar com uma margem de erro maior, para evitar decepções.

Mas, para quem prefere trabalhar com prazos apertados, a regra é garantir que a logística esteja bem alinhada e a transportadora esteja comprometida.

Disponibilize o rastreamento do pedido

O consumidor costuma, naturalmente, ficar ansioso com a entrega da compra efetuada. Portanto, permitir que ele acompanhe em tempo real esta etapa é uma maneira de assegurar a ele a chegada, mantê-lo informado e ainda ter uma postura transparente.

Assim, disponibilizar o rastreamento do pedido é uma maneira dele poder acompanhar o pedido no site da transportadora ou no próprio e-commerce. Configurar um chatbot que responde automaticamente às questões sobre o rastreamento, sem sobrecarregar a equipe, também é uma alternativa viável e satisfatória.

Invista em embalagem para o produto

Ainda que este seja um aspecto bastante desconsiderado, a embalagem tem grande impacto sobre as pessoas. Ela transmite mais do que cuidado. E pode, inclusive, ser um meio de agradar o consumidor, ou mesmo conectá-lo com a marca.

Ela necessita ser eficiente na proteção do produto. Por isso, um material com resistência a intempéries é regra. O tamanho também precisa ser considerado neste momento. Mas, para além disso, é fundamental que identifique a marca.

Um visual diferenciado ou até um mimo da loja impactam positivamente o cliente. Há empresas, por exemplo, que enviam adesivos, chaveiro ou mesmo uma simples mensagem personalizada para o cliente. E isso faz muita diferença para quem compra.

Uma boa experiência requer atenção da marca

A experiência de entregas no e-commerce é um fator crítico de sucesso para um negócio. Desta forma, é imprescindível garantir essa satisfação com medidas e ferramentas que sejam acessíveis. E a entrega é uma dessas possibilidades.

Além de permitir ganhar a confiança do cliente para próximas compras, fidelizando-o, é bem possível que este consumidor compartilhe aquilo que gosta com os outros. E até mesmo indique a loja virtual para amigos e parentes próximos.

E estas estratégias podem ser pensadas e organizadas com tantas outras possibilidades em uma plataforma completa. Converse com a Tezus, uma agência especialista em e-commerces!

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