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O que influencia o consumidor brasileiro nas compras online?

por Julio Lazzaron em 13/01/2021 2 min de leitura

O consumidor brasileiro para compras online é motivado por diferentes fatores. Mas é preciso ter em mente que devido a atual pandemia, o comportamento para compras online também teve algumas mudanças importantes.

Assim sendo, veja a seguir alguns dos principais fatores que influenciam de forma direta nas decisões de compra do consumidor brasileiro. Além disso, veja também algumas tendências do e-commerce no mundo, de acordo com o relatório do Think With Google.

Principais motivações do consumidor brasileiro

A partir de um estudo do comportamento dos consumidores brasileiros que compram online, a pesquisa da Google conseguiu estabelecer algumas motivações principais. Assim sendo, entre elas as que mais se destacam, em ordem de importância são:

  • Os preços, que aparecem em primeiro lugar para os brasileiros;
  • Logo em seguida está a entrega grátis de mercadorias;
  • Os descontos nas compras aparecem em terceiro lugar;
  • A possibilidade de pagar com o cartão de crédito vem em seguida;
  • Na sequência está a garantia do produto, relacionada com a confiança do comprador;
  • Em seguida vem o detalhamento das especificações de cada produto;
  • A comparação do preço do produto em diferentes lojas está em sétimo lugar;
  • O próximo quesito são as avaliações positivas dadas por usuários para o produto;
  • A opinião sobre a loja que oferta o produto vem em seguida;
  • As devoluções simples também entram na sequência;
  • Por fim está a disponibilidade do produto.

Além dessas informações, também foi possível constatar que os consumidores brasileiros de compras online valorizam muito mais os reviews dos produtos em comparação aos compradores estrangeiros.

Outras informações importantes

Essas não são os únidos dados sobre compras online por parte do consumidor brasileiro. Há ainda outros fatores que são os que menos influenciam na decisão de compras. Entre eles estão:

  • Popularidade das marcas nas redes sociais;
  • Vídeos de reviews sobre os produtos oferecidos;
  • Opinião de familiares ou amigos;
  • Compras anteriores em outras lojas.

No caso de produto e bens duráveis, a ordem de importância para decisão de compra é a seguinte:

  • Envio gratuito;
  • Preço baixo;
  • Descontos ou promoções;
  • Pagamentos sem cartão de crédito;
  • Entrega rápida;
  • Nota alta no atendimento;
  • Seleção de cores e tamanhos dos produtos;
  • Opiniões dos clientes sobre o produto;
  • Possibilidade de devolução;
  • Comparação de preços em diferentes lojas;
  • Opiniões dos clientes sobre a loja;
  • Acesso a tabelas de tamanhos ou dimensões do produto;
  • Por fim está a disponibilidade do produto.

Aproveitando os dados para seu e-commerce

Essa pesquisa também revelou algumas informações muito importantes para o sucesso de uma loja online. Entre elas está o fato de que oferecer a opção de pagamento com boleto ainda é muito importante para os compradores. Além disso, o consumidor brasileiro é bastante apegado à detalhes técnicos do produto.

Assim sendo, a melhor forma de aproveitar essas informações a seu favor é investindo em dados sobre suas mercadorias. Traga sempre os dados técnicos e detalhes de uso. Para isso, o marketing de conteúdo pode desempenhar um papel fundamental. Por fim, aproveite a fase de expansão do e-commerce e use essas tendências ao seu favor.

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