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Instagram Shopping: aumente as vendas do seu e-commerce

por Julio Lazzaron em 21/06/2021 5 min de leitura

Comece agora mesmo a gerar mais vendas para o seu e-commerce com o Instagram Shopping. Ficou mais fácil depois de algumas atualizações da ferramenta. O Instagram Shopping é uma funcionalidade da rede social que permite vender melhor. Isso é possível pela inclusão de etiquetas com os nomes e preços dos produtos em publicações,  no feed e stories. É possível marcar até cinco produtos por foto ou 20 em carrossel. Dentro do próprio Instagram é disponibilizada uma aba com todos os itens catalogados.

A relevância do Instagram para e-commerces

Dados de 2018 apontam o marco de 1 bilhão de usuários. Destes, cerca de 300 milhões de usuários estavam presentes diariamente nos stories do Instagram. O engajamento foi bem superior a redes como Facebook e Twitter. O que justifica a adesão das marcas a plataforma.

Como aumentar as vendas do e-commerce com Instagram Shopping

Trabalhar com um público qualificado é fundamental para obter sucesso nas vendas. E com o Instagram Shopping não é diferente. Ter seguidores qualificados. Aqueles com potencial real para adquirir produtos e gerar engajamento. E para isso é preciso estar visível e com isso ter maior alcance na rede.

Dentre as características, o Instagram Shopping permite:

  • Apresentação dos produtos em um formato mais discreto e sem perder a performance. No feed é possível adicionar até cinco produtos por imagem ou vídeo. Carrossel poderá ter até 20 produtos.
  • A sacolinha de compras fica visível no canto inferior esquerdo da imagem do anúncio. Sinal de recurso  disponível no perfil. E com apenas um clique no anúncio é possível acessar informações, como valores e detalhes do produto.
  • As informações do produto são disponibilizadas com um clique na imagem. Depois, o usuário é levado para “ver no site” e direcionado à loja do perfil. Desta maneira,  ocorre o processo de conversão em venda.
  • A rede social não tem nenhuma influência sobre o processo de venda. O controle dos negócios permanece para o e-commerce.

Use e abuse dos recursos do Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma alternativa para vender diretamente pela rede. A vitrine disponível para os usuários é acessível para compras a um clique. Aqui é possível navegar pelas publicações da loja. Que estão disponíveis no feed de notícias. O processo é prático e eficiente. Direciona os seguidores para uma compra efetiva.

São necessários ajustes para garantir que o internauta navegue tranquilo. Um site com  carregamento veloz é fundamental. Priorize que as páginas específicas de produtos tenham uma finalização otimizada.

Entre os recursos do Instagram Shopping, estão:

  • Posts com produtos e preços

O recurso permite a criação de posts de produtos para divulgar lançamentos. Também é possível criar promoções ou mesmo produtos do catálogo.

  • Envio de link do site e preços dos produtos dispostos no feed

Criação de stories de produtos com preços e links visíveis para usuários.

  • Possibilidade de parceria com influenciadores

Parcerias são recomendadas. Elas divulgam de forma mais efetiva e abrangente os produtos da loja virtual. E neste intuito o Instagram Shopping é um aliado. O tráfego de um influencer impacta nos negócios, por conta do público que os segue.

  • Lives divulgando seus produtos

Com a crescente visibilidade das lives, o Instagram Shopping amplia essas possibilidades. O live commerce é uma grande tendência mundial. E lives de divulgação de produtos, promoções e lançamentos dão retorno imediato. Neste sentido, o Instagram Shopping oferece meios eficientes de interação. Ele possibilita fixar um produto específico logo abaixo dos comentários das pessoas que estão assistindo. A ferramenta ainda tem um botão de compra que facilita esta transação.

  • Outros meios

Outras ações que favorecem o uso da ferramenta na aplicação das vendas em lojas virtuais são os sorteios e promoções. A escolha do produto pode ser motivada pelo apelo dos clientes. A popularidade dele ou ser um lançamento também podem gerar interesse. Por isso, amigos e familiares devem ser incluídos nesta divulgação.

Marcar ou mencionar mais pessoas gera um alcance maior. A ação aumenta r engajamento e novos seguidores e interessados nos produtos.

Vantagens em utilizar o Instagram Shopping em seu e-commerce

  • Redirecionamento para a página de compra

O direcionamento direto do usuário para a loja virtual é uma grande vantagem da ferramenta. Poder verificar todas as informações garante ao cliente praticidade e acessibilidade. Facilitando a compra.

  • Jornada de compra mais rápida

Permanecer no Instagram para realizar a compra é uma grande vantagem. O usuário não precisar sair da rede social torna o processo mais ágil. Além de diminuir, inclusive, as chances de desistência do cliente.

  • Fim das limitações dos links

Agora é possível inserir links com o Instagram Shopping. Antes a inserção de link era limitada, permitida apenas na bio ou nos stories de contas com mais de 10 mil seguidores.

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