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Embalagem e entrega: diferenciais competitivos para o e-commerce

por Julio Lazzaron em 10/05/2021 5 min de leitura

Vender mais e melhor é o objetivo dos proprietários de e-commerce e as embalagens podem contribuir pra isso. Mas, diante de tanta oferta no mercado, é preciso apostar em diferenciais competitivos. Embalagem e formas de entrega são aspectos muito relevantes para quem compra em lojas virtuais. E podem ser a aposta de um lojista diante de tanta concorrência. Entenda  como a embalagem e entrega podem ser diferenciais competitivos para o e-commerce.

Ocorre que numa proposta onde a velocidade, variedade, confiabilidade e acessibilidade são atingidos, é preciso ir além. E neste sentido, a experiência do usuário é determinante para a escolha de um site ou efetivação de uma compra. Seja para fazer com que o usuário retorne, torne-se cliente ou indique a marca, são os detalhes que impactam.

Grandes marcas já utilizam inclusive estas estratégias como diferenciais. A personalização de uma embalagem pode gerar uma experiência muito positiva no consumidor. A facilitação da entrega também, afinal, trata-se de um serviço essencial. Desta forma, investir nestes pontos são apostas válidas e, certamente, com retorno para o próprio negócio. Confira, portanto, como a embalagem e entrega são diferenciais competitivos para o e-commerce.

Embalagem como diferencial competitivo

Mais do que vender bem, é importante manter fiel o cliente, e as embalagens promovem esta relação. E incorporar algo com identidade apesar de parecer simples, requer estratégia, criatividade e investimento. Variedade de produtos e formas de pagamento já não são mais suficientes.

E serão detalhes como a embalagem o determinador da escolha do consumidor, cada vez mais atento e consciente da sua força. E as embalagens para e-commerce podem assumir essa necessidade. Mas apostar em  beleza não é suficiente. É preciso criatividade, atenção à qualidade e proteção do conteúdo, que são as principais funções do material. Ou seja, garantir a segurança do produto é um dos diferentes pontos que precisam ser observados.

Assim, a estratégia é investir numa opção criativa, com melhor custo-benefício e que seja ecologicamente correta. Questões de sustentabilidade e respeito às boas práticas por parte da empresa são avaliados a todo momento pelo consumidor.  A embalagem, portanto, também não foge dessa regra.

É preciso que ela reflita a identidade da marca e provoque uma experiência positiva para o consumidor. Um aspecto relevante é que a embalagem também pode ser uma ferramenta que agrega valor ao produto, destacando-o diante da  concorrência.

O valor da embalagem

Um material resistente, mas que não impacte no valor do frete ou produto é a grande busca dos e-commerces. Ademais, o uso do material como meio de comunicação da marca tende a reafirmá-la ao cliente, ampliando o campo de divulgação. Impressão do logotipo, frase ou o uso de cores que façam com que os clientes se identifiquem com o conceito proposto são meios de fazer isso.

Surpreender o cliente e estabelecer uma conexão com o consumidor é, portanto, um dos principais objetivos com as embalagens personalizadas. A aposta ainda pode ser o grande diferencial da marca, que acaba ainda por reforçar a identidade visual da empresa e fidelizar o comprador. Embalagem, assim como entrega, são diferenciais competitivos para o e-commerce.

Vantagens de trabalhar com embalagens personalizadas

É cada vez mais comum nas redes sociais a disseminação de vídeos de influencers abrindo pacotes e embalagens de marcas. O ato, apesar de simples, é oriundo de um planejamento. O que se propõe nesta ocasião é exatamente aquilo que se registra: a beleza dos detalhes. Há, então, uma magia na abertura dos pacotes e são as plumas e paetês que fazem as pessoas almejarem ter a mesma experiência. E quem ganha? A marca que ousou no envio do presente.

Assim, a mídia “espontânea”, também se apresenta como vantagem. Todavia, há pontos de alerta para o lojista que planeja essa inserção em seu e-commerce, como:

  • Tamanho e peso da embalagem adequado ao produto;
  • Embalagem segura para diferentes produtos;
  • Material que ofereça proteção ao produto;
  • Criatividade destacada nos modelos adotados;
  • Investimento na experiência do cliente para que se converta em divulgação espontânea.

A embalagem, portanto, pode ser o diferencial de uma loja virtual perante seus concorrentes. Mas o constante aperfeiçoamento dos processos do serviço não se limita a isso. Aliado à embalagem está também a entrega.

Entrega, uma vantagem competitiva da loja virtual

Um único negócio pode trabalhar com diferentes modelos de entrega, dependendo dos produtos que oferece. Trabalhar com modelos mistos é uma vantagem para atingir um público maior, mas também exige um planejamento ainda mais detalhado.

Alguns modelos de entrega, neste caso, são mais comuns e ainda assim eficazes. Dentro destas opções o que importa, então, são as condições apresentadas por cada empresa que oferece o serviço. Desta forma, é imprescindível buscar aquelas que oferecem mais vantagens para os clientes de seu e-commerce. Parcerias diversas, portanto, são diferenciais que agregam valor à loja virtual, que transmite flexibilidade e acessibilidade a quem acessa.

Modelos de entrega

Os Correios, delivery, frete e a entrega expressa, modelos mais populares e bem sucedidos no e-commerce. Mas isso só ocorre pela variedade de marcas parceiras dentro de cada modalidade. Afinal, é preciso que se garanta preço justo, excelência dos serviços e prazos curtos e reais. Qualquer iniciativa que não atenda a estes critérios tende a diminuir a competitividade deste frete no e-commerce.

O modelo adequado gera mais confiança, engajamento e acessibilidade ao usuário, e, consequentemente, uma melhor experiência de compra. A união destas boas práticas logísticas com opções de transporte de cargas dão destaque à loja. Afinal, garantem o  trânsito de produtos com eficiência e qualidade. E com isso, o retorno positivo do cliente é o tipo de consequência que fideliza este público-alvo. Ao encontro disso também ocorre a ampliação de áreas de atuação deste e-commerce no mercado. Ou seja, embalagem e entrega são diferenciais competitivos para o e-commerce.

Entenda, portanto, que demandas de mercado e observar lacunas do setor *são caminhos para esta mudança de postura. Compreender os desejos do público-alvo, apreender a importância da evolução tecnológica e reconhecer o valor do conhecimento empresarial, o início deste caminho.

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