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Descubra o que influencia o consumidor brasileiro em compras online

por Julio Lazzaron em 26/10/2020 min de leitura
O consumidor brasileiro para compras online consome por vários motivos. Mas tenha em mente que devido a atual pandemia de coronavírus, a forma de fazer compras online também teve algumas alterações significativas.   Assim sendo, veja alguns dos principais fatores que influenciam de forma direta nas decisões de compra do consumidor brasileiro. Além disso, conheça tendências do e-commerce de forma global, de acordo com o relatório do Think With Google.

Principais motivações do consumidor brasileiro

A partir de um mapeamento do comportamento dos consumidores brasileiros que compram online, a pesquisa da Google conseguiu estabelecer alguns motivos principais. Entre elas as que mais se destacam, em ordem de importância são:
  •         Os preços, em primeiro lugar para os brasileiros;
  •         Logo em seguida está a entrega grátis de mercadorias;
  •         Os descontos nas compras estão em terceiro lugar;
  •         A realização de pagamentos com o cartão de crédito vem em seguida;
  •         Na sequência está a garantia do produto e a confiança do comprador;
  •         Em seguida estão os dados técnicos de cada produto;
  •         A comparação do preço do produto em diferentes lojas está em sétimo lugar;
  •         Depois vem as avaliações positivas dadas por usuários para o produto;
  •         A opinião sobre a loja que oferta o produto vem em seguida;
  •         As devoluções simples também entram na sequência;
  •         Isso tudo se soma, por fim, a disponibilidade do produto.
Além desses dados, a pesquisa mostrou que os consumidores brasileiros de compras online valorizam muito mais os reviews dos produtos em comparação aos compradores estrangeiros. Assim eles tendem a escolher mercadorias que se adequem a opiniões positivas.

Outras informações importantes

Essas não são as únicas informações sobre compras online por parte do consumidor brasileiro. Assim, há ainda outros fatores que são os que menos influenciam na decisão de compras. Entre eles se destacam:
  •         Popularidade das marcas nas redes sociais;
  •         Vídeos sobre os produtos oferecidos;
  •         Opinião de familiares ou amigos;
  •         Compras anteriores em outras lojas.
No caso de produto e bens duráveis, a ordem de importância para decisão de compra é a seguinte:
  •         Envio gratuito;
  •         Preço baixo;
  •         Descontos ou promoções;
  •         Pagamentos sem cartão de crédito;
  •         Entrega rápida;
  •         Nota alta no atendimento;
  •         Seleção de cores e tamanhos dos produtos;
  •         Opiniões dos clientes sobre o produto;
  •         Possibilidade de devolução;
  •         Comparação de preços em diferentes lojas;
  •         Opiniões dos clientes sobre a loja;
  •         Várias tabelas de tamanhos ou dimensões do produto;
  •         Disponibilidade do produto.

Aproveite dados do consumidor brasileiro para seu e-commerce

Essa pesquisa também revelou alguns dados muito importantes para o sucesso de uma loja online. Entre elas está o fato de que oferecer pagamentos com boleto ainda é muito importante para os compradores. Além disso, o consumidor brasileiro é bastante apegado à detalhes e especificações  do produto. Assim sendo, a melhor forma de aproveitar isso a seu favor é investindo em informações sobre suas mercadorias. Traga sempre os dados técnicos e detalhes de uso. Para isso, o marketing de conteúdo tem um papel fundamental. Por fim, aproveite a fase de expansão do e-commerce com essas tendências a seu favor.  

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