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Customer Reviews: a opinião do cliente importa

por Julio Lazzaron em 11/01/2022 min de leitura

O empoderamento do consumidor cresceu muito com a era digital. Fato que se comprova com o poder de influência que uma avaliação de um produto ou serviço tem sobre outros clientes. É o efeito do “Customer Review”, espaço destinado a conhecer a experiência de compra de um determinado usuário.

Segundo a pesquisa E-commerce Trends 2017, realizada pela Rockcontent, a possibilidade de conferir reviews e comentários sobre produtos e/ou serviços oferecidos pelas lojas virtuais é o quarto motivo que mais influencia os brasileiros a consumirem em lojas virtuais.

Já a pesquisa da Pew Research, mostra que 82% dos usuários americanos procuram por avaliações antes de fechar uma compra. Ou seja, os clientes buscam por depoimentos reais para decidir sobre suas compras e as propagandas já não possuem o mesmo poder de convencimento de antes.

Com isso, podemos concluir que os e-commerces precisam aprender a lidar com os reviews e usá-los a seu favor. 

 

Mas como o review pode ajudar minha loja virtual?

Em primeiro lugar, precisamos entender que os comentários de um site são dados importantes para o rankeamento dos sites de busca (como o Google e Bing). Quanto maior o engajamento dos usuários, melhor o reconhecimento do seu site.

Talvez você tenha receio em disponibilizar um campo de avaliações, mas ao permitir os comentários você também mostra que existe interesse pela opinião do consumidor. Consequentemente, entende-se que a satisfação do cliente é importante para você.

E claro, quando houver críticas, você pode aproveitar estas opiniões para investigar a situação e proporcionar melhorias. 

O importante é que você dê um retorno para as pessoas que deixaram comentários, independente do feedback ser positivo ou não. Isso faz com que o usuário se sinta importante e diminua a frustração daqueles que não tiveram uma experiência tão agradável com seu produto ou serviço.

Inclusive, o retorno da empresa pode ser visto como uma atitude positiva para os futuros e potenciais clientes.

Crie novas estratégias

Se você ainda não conseguiu enxergar potencial na aba de comentários, vamos te dar mais um motivo para implementá-la no seu e-commerce.

Os feedbacks são ótimas fontes de novas estratégias, isso porque muitas opiniões podem trazer insights importantes para melhorias dos produtos. Recebeu uma crítica sobre a demora de entrega? Converse com a equipe de logística ou verifique os ruídos no processo de frete.

Gostaram do mimo que você mandou junto com a compra? Invista mais em pequenos gestos de demonstração de afeto com o cliente. 

Lembre-se, a  avaliação do consumidor precisa ser vista como uma possibilidade de evolução para o negócio.

 

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