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CRM para e-commerce: como ele pode transformar o seu negócio

por Julio Lazzaron em 28/07/2022 6 min de leitura

Fidelizar o cliente é uma das melhores formas de obter bons retornos para a empresa. Quanto mais o consumidor se identifica com uma marca e se sente importante para ela, maiores são as chances de conversão de compras, aumentar o ticket médio, ser recomendado para outras pessoas e muito mais. E uma das maneiras de manter um bom relacionamento com os consumidores online é por meio do CRM.

O Customer Relationship Management, mais conhecido como CRM, é um sistema que atua para oferecer um bom atendimento aos consumidores em todas as etapas de compra, além de permitir a integração entre marketing, vendas e atendimento.

No cenário do e-commerce, o CRM auxilia na compreensão da jornada de compra e do comportamento dos usuários. Ele permite ter um sistema totalmente integrado à gestão com foco no cliente. Ou seja, as decisões sobre o futuro do negócio são ainda mais assertivas.

Mas é importante destacar que o CRM não se trata somente de um software, mas sim de um conceito que já era aplicado em meados do século XIX. Na época, pequenos comerciantes anotavam “as preferências e histórico de compras de seus clientes, a fim de mantê-los satisfeitos e engajados com seus produtos e serviços” (E-commerce Brasil).

Com a era da tecnologia, esse processo se expandiu e ficou ainda mais assertivo e eficiente. Hoje, com a ajuda dos softwares de CRM é possível personalizar ainda mais a relação com o cliente e melhorar a gestão do negócio.

Quais os benefícios do CRM?

Inúmeros são os benefícios que o CRM pode trazer para as empresas, independente do porte e público ao qual se destina. O destaque fica para a possibilidade de criar estratégias personalizadas.

“Ao ter conhecimentos relevantes sobre os clientes, por meio de relatórios gerados automaticamente pelo CRM, uma empresa pode preparar a estratégia dela de acordo com determinado público-alvo” (e-commerce brasil).

Veja mais alguns benefícios:

  • Controle da jornada de compra;
  • Precisão na tomada de decisões;
  • Aproximação com o consumidor;
  • Melhora a reputação da marca;
  • Auxilia na avaliação das campanhas de marketing;
  • Coleta de dados mais precisa;
  • Integrações e automatizações de marketing.

Como a Tezus pode te auxiliar com o CRM?

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