fbpx
POR

Como oferecer um pagamento seguro na sua loja virtual?

por Julio Lazzaron em 12/11/2020 2 min de leitura

O e-commerce é um setor que vem crescendo no Brasil e no mundo. Sendo assim, as pessoas conseguem mais comodidade ao comprar seus produtos sem precisar se ir a uma loja física. Porém, ainda há usuários que não se sentem confortáveis ao utilizar os dados do cartão de crédito sem saber se a loja virtual oferece um pagamento seguro. O medo é o mesmo para todos: ter suas informações clonadas.

Mas como diminuir o risco de hackers na sua plataforma de e-commerce e fazer estes clientes se sentirem mais seguros? Há muitas medidas para tornar o processo de vendas online melhor com um pagamento seguro. Estas práticas, além de trazer uma boa experiência para as pessoas, também protegem as empresas contra possíveis fraudes. Assim, há vantagens para clientes e lojas.

Oferecendo um pagamento seguro

Apesar da má fama, o cartão de crédito ainda é uma das formas de pagamento mais seguras para um e-commerce.  as chances de fraude são menores. Mas é o meio que deixa os clientes mais inseguros. Isso faz com que as pessoas optem por pagamento via boletos e outros métodos alternativos. Para que a operação se torne fácil para ambas as partes, veja abaixo as medidas que podem ser tomadas em sua plataforma de e-commerce:

Certificado de Segurança

Praticamente obrigatório, um dos certificados de segurança mais conhecidos é o Secure Socket Layer (SSL), que adiciona o “https” ao endereço da página indicando que a mesma é segura. Os certificados de segurança garantem uma proteção contra hackers, protegendo os dados do cliente dentro do site. Sabendo disso, o cliente se sente mais seguro para efetuar compras na loja virtual.

Ferramentas antifraude

Além da certificação que visa a qualidade da operação de compra do cliente, os gerentes de e-commerce podem instalar nas plataformas sistemas antifraude. Esses programas repassam dados de cada comprador. Eles mostram itens como o IP e perfil ao lojista, para que este saiba do histórico do usuário antes de concluir qualquer transação.

Intermediadores de pagamento

Os intermediadores de pagamento oferecem uma ótima função aos empreendedores: adicionam uma camada a mais na segurança, visto que estes possuem políticas de análise de risco próprias. No entanto, o indicado é evitar o redirecionamento de página na hora da conclusão da compra. Isto pode fazer com que o cliente acabe desistindo da transação.

Regras de pagamento

Por um pagamento seguro e para evitar o abandono da marca pelo cliente, é preciso estipular as regras de pagamento e políticas de privacidade claras que possam ser facilmente visualizadas pelos usuários. Isso ajuda a evitar desentendimentos e possíveis cancelamentos de compra ou estorno no cartão de crédito ou débito. Veja dois motivos do porque isso geralmente ocorre:

  • Não reconhecimento da compra pelo titular do cartão;
  • Não obediência ao que foi escrito nos contratos e termos das empresas administradoras dos cartões.

Ouça o cliente

Muitas vezes os usuários deixam de comprar em uma loja porque não entendem os procedimentos de pagamento, entrega ou devoluções. Esses clientes não tiveram uma boa experiência com a marca. Isso abre precedentes para que eles não voltem a adquirir produtos no mesmo local.

Para diminuir este risco mostre todas as etapas do processo na tela do cliente sempre que ele for efetuar o pagamento da compra. Os certificados de segurança também devem ser mostrados no site.

Atualização de dados

Por fim, oferecer um ambiente de compras virtual seguro é fundamental para o sucesso de qualquer e-commerce. Por isso, não deixe de manter sempre os dados cadastrais dos usuários atualizados. Isto ajuda lojistas a acompanhar os clientes e perceber qualquer tipo de fraude. Algumas dicas em relação aos dados dos clientes aos quais os lojistas devem prestar atenção:

  • CPF: você precisa ver se o CPF usado na compra tem o mesmo nome do usuário;
  • E-mail: e-mails falsos ou de provedores gratuitos são sinais de uma possível tentativa de fraude;
  • Histórico do cliente: muitas pessoas mal intencionadas fazem várias compras em curto período de tempo e com valores relativamente altos;
  • Assim, se a loja virtual adotar essas medidas, garante uma boa experiência de compra para oferecer um pagamento seguro aos consumidores, e também os protegem contra fraudes e prejuízos.

Por fim, se você tem alguma dúvida de como oferecer um pagamento seguro no seu e-commerce, converse com o time de especialistas da Tezus.

Podemos esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo de forma simples e eficiente. Entre em contato.

Somos Expert em Soluções Magento

Há quase 10 anos no mercado, a Tezus desenvolve soluções customizadas de e-commerce com a melhor plataforma do mundo.

Venha para a Tezus, a solução completa para seu e-commerce

FALE COM UM ESPECIALISTA