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Como escolher a plataforma ideal de e-commerce B2B

por Julio Lazzaron em 25/08/2021 3 min de leitura

A plataforma B2B ideal fará a sua empresa se destacar no ambiente digital. Mas para isso ela precisa ser atrativa, eficiente e otimizada paras as vendas e integrações. E mais do que boas ideias, é preciso garantir uma estrutura que suporte a ampliação do negócio, bem como todas as extensões necessárias na rede. Afinal, é assim que se garante a sobrevivência de qualquer negócio. 

A loja virtual de sucesso desperta interesse no consumidor, já que oferece solução para seus problemas. Mas vai além disso, ela precisa entregar o produto buscado da maneira mais honesta e transparente. Por isso, escolher a melhor plataforma é um desafio, mas pode ser superado sem nenhum problema. Veja ao que atentar na hora de fazer esta escolha!

Critérios para escolher a plataforma B2B certa

Talvez o ponto fundamental para escolher a plataforma de e-commerce seja saber o que ela precisa ter. Assim, dentre os recursos básicos mais importantes que este e-commerce precisa ter, estão:

  • Controle administrativo de produtos: no sistema automatizado da loja virtual, é possível que seja feita a inserção de diversas informações sobre os produtos, bem como todos os detalhes complementares. O consumidor preza por muitas informações, portanto, é fundamental entregá-las a ele e de forma facilitada.
  • Layouts customizáveis: com a possibilidade de customizar a aparência e UX/UI do site de forma simples e facilitada, todas as alterações que podem e devem surgir não serão mais um problema. É preciso considerar que tanto a loja quanto o produto a ser vendido ali pode necessitar de algum ajuste de dados dentro da plataforma. E o ideal é que isso seja feito sem precisar de grandes esforços de um time de desenvolvimento.
  • Integração com meios de pagamento: optar por alternativas diversas e variadas é de extremo valor para quem quer vender pela internet. As pessoas possuem condições e preferências distintas. Assim, para que sejam feitas mais e melhores vendas, optar por diferentes meios de pagamento integrados por ser um diferencial atraente de seu e-commerce.

Outras integrações para otimizar a sua loja virtual

Outras integrações com sistemas ERP que estão disponíveis neste tipo de plataforma e que são muito importantes para a fluidez do site e evolução dos negócios são as seguintes:

  • Controle de estoque - que pode ser feito de forma automatizada por conta da precisão. 
  • Emissão de nota fiscal de forma segura para que haja a garantia da legalidade das transações e segurança para o vendedor e para o cliente. 
  • Frete - para que as empresas parceiras e suas ferramentas possam atuar em favor do cliente,com base na modalidade e valor que mais forem atraentes e adequados a cada uma das partes.
  • Marketing e Vendas (CRMs), para criar fluxos de automação - por meio de estratégias que estimulem a captação de dados para fortalecimento de vínculo, personalização de atendimento e impulsionamento de campanhas específicas e bem sucedidas.
  • Tecnologia e infraestrutura - a partir de um sistema robusto e confiável, para o site ser escalável, rápido e estável - o que requer a procura por uma empresa séria e com reconhecimento de mercado para verificar e implementar a plataforma que aceite ajustes e melhorias depois também.
  • Responsividade da página - com todas as adaptações necessárias, inclusive para o mobile, já que grande parte das compras virtuais são feitas por meio de smartphones.

  • Certificados de segurança - sérios e visíveis nas páginas, para proteger seu a plataforma e certificar de forma visível isso ao usuário.

Recursos de otimização para SEO - por meio de estratégia implementada desde a construção do site até o conteúdo produzido para alimentar a plataforma. Pois é por meio do SEO que o site pode alcançar de forma orgânica um bom posicionamento em pesquisas on-line relacionadas a determinado nicho e ser encontrado pelo público consumidor.

Relatórios gerenciais - para controle e gestão de vendas e pedidos, além de servirem como uma base de dados para estudo e implementação de melhorias nos negócios.

Esses pontos todos são extremamente importantes. Por isso, precisam ser levados em consideração. Principalmente na hora de ter de escolher um e-commerce funcional e que venda bem.

A plataforma B2B ideal é completa

Com os critérios apontados acima é mais fácil mapear a plataforma ideal para lojas virtuais. Afinal, ela precisa fornecer temas de design responsivo e adaptados a dispositivos móveis. Além disso, é fundamental que tenha a funcionalidade B2B integrada. O que inclui a possibilidade de criação de catálogos e listas de preços personalizadas. Bem como a permissão que os clientes enviem solicitações de cotação simplificada para estimular a recompra. E estes critérios a Magento Commerce tem. 

Entre as suas funcionalidades, estão:

  • Ferramentas e relatórios de inteligência de negócios;
  • Modelos de vendas flexíveis com suporte integrado para produtos, serviços e garantias digitais;
  • APIs para compartilhar preços, produtos, clientes, remessas e outros dados com os sistemas de negócios existentes.

Assim, entrar no mundo dos negócios on-line com uma plataforma para e-commerces B2B deste porte é fundamental. 

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