Com fatores como o isolamento social, provocado pela pandemia, aderir ao comércio online foi a única forma de muitas lojas sobreviver. Nesse sentido, o e-commerce teve um crescimento exponencial, tanto em número de estabelecimentos quanto de vendas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela SumUp, entre os meses de março e junho de 2020, período em em que a maior parte do comércio físico estava fechado devido a pandemia, a presença de lojas na internet para vender seus produtos onlie subiu de 35% para 70%. Por isso, veja a seguir mais informações importantes sobre o assunto.
Em média, a pesquisa da SumUp concluiu que o aumento mensal de e-commerces no Brasil foi de 400% ao mês no último semestre. Alguns setores tiveram destaque de acordo com a ABComm, sendo esses:
Entre os setores que mais tiveram destaque de crescimento no e-commerce do Brasil está o de eletrônicos. Com relação ao mês de abril, em maio a área teve um aumento de 126,9%, com movimentação de mais de 9,4 bilhões de reais. Em junho, referente ao período do Dia dos Namorados, o faturamento desse mercado alcançou mais de 6,4 bilhões de reais, aumentando 117%. Mas os dados positivos não se restringem a esses produtos e serviços.
No caso de lojas físicas que não possuíam espaços virtuais para venda, os resultados também foram positivos. A Magazine Luiza, por exemplo, uma das maiores redes de lojas do Brasil, aproveitou o momento e consolidou sua presença online. Além disso, quanto ao comportamento do público com o e-commerce, de acordo com um levantamento da Kantar:
Diante dessas informações, você pode perceber como a pandemia trouxe mudanças significativas e fortaleceu o e-commerce no Brasil.
Junto com esses dados, há também outra informação importante para você. Essas pesquisas indicam que mesmo após a pandemia os brasileiros tendem a continuar comprando em e-commerces.
De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 70% das pessoas ouvidas pela entidade vão continuar comprando no comércio online, como faziam presencialmente antes da pandemia. Isso tudo estará refletido em diferentes perspectivas, como mais itens e bens de consumo adquiridos para serem aproveitados em casa.
Assim sendo, é muito importante aproveitar essas tendências e mudanças em padrões de compras ao seu favor. O e-commerce no Brasil seguirá forte e consolidado. Por isso, as empresas que foram capazes de integrar-se ao meio virtual terão grandes vantagens. Tudo é uma questão de acompanhar as constantes mudanças e evoluções e usa-las ao seu favor.
Há quase 10 anos no mercado, a Tezus desenvolve soluções customizadas de e-commerce com a melhor plataforma do mundo.