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Black Friday: prepare-se para garantir o sucesso do seu e-commerce

por Julio Lazzaron em 22/10/2021 3 min de leitura
A Black Friday é considerada uma das datas mais importantes para aumentar a receita antes da chegada do final do ano, principalmente para o e-commerce. Afinal, a mudança de comportamento do consumidor, que hoje prefere comprar sem sair de casa, movimentou mais de R$ 4 bilhões durante a promoção de 2020. Sendo assim, nada melhor do que lançar boas estratégias digitais para vender mais online, neste período. Os dados da E-commerce Brasil mostram que a pandemia foi uma das grandes incentivadoras do movimento de compras na internet. Em menos de um ano, diversas lojas, farmácias, supermercados e tantos outros negócios, precisaram se adaptar à nova realidade e investir no universo digital. Hoje não basta ter um site ativo, é preciso criar boas estratégias para alavancar o negócio. Por isso, a Tezus trouxe algumas dicas para garantir o sucesso do seu e-commerce na Black Friday.

1 - Prepare a infraestrutura do site

Quantos acessos seu e-commerce possui normalmente? 100 visitas diárias? 200? 300? Lembre-se que durante a Black Friday este número pode triplicar. Se a sua página na internet não estiver preparada para o aumento de tráfego, ela poderá ficar lenta, impedir a finalização das compras dos clientes ou mesmo ficar fora do ar. Nestas horas, contar com uma boa plataforma e-commerce e apoio técnico de qualidade é fundamental para as vendas. A Tezus, por exemplo, trabalha com a Magento, uma plataforma que se destaca pela dinamicidade e versatilidade. São soluções modernas e eficientes para personalizar a sua loja digital e evitar futuras dores de cabeça.

2 - Crie uma campanha para a Black Friday

Algumas semanas antes da Black Friday já é possível ver marcas lançarem pré-campanhas e os famosos “esquentas”. Estas estratégias são ótimas para ativar o público e mantê-lo atento às novidades do site. Caso você opte por largar as promoções somente no dia, lembre-se de traçar estratégias de divulgação que chamem a atenção do consumidor. Isto inclui envio de e-mails, divulgação nas redes sociais e até nas mídias tradicionais, como televisão e rádio.

3 - Facilite o acesso às promoções e não gere frustrações

Sabendo que a Black Friday oferece melhores descontos e condições de  pagamento, muitos clientes planejam as compras com antecedência e preferem aguardar pelo mês de novembro para investir o dinheiro. Porém, se ao chegar o momento de adquirir o produto desejado o consumidor não encontrá-lo com facilidade no seu e-commerce, há grandes chances de a experiência gerar frustração e ele procurar a concorrência. Uma dica para evitar esse problema é criar uma página personalizada em seu site com os produtos da Black Friday. Você pode também gerar etiquetas especiais que identifiquem quais são as mercadorias que fazem parte da ação promocional. Quanto mais visível e acessível estiver o produto,  melhor será a experiência e satisfação do cliente.

4 - Organize seu estoque e atualize as informações em tempo real

Depois de melhorar a capacidade do site e organizar as abas da promoção, lembre-se de conferir a disponibilidade de produtos. A Black Friday é caracterizada pelos descontos agressivos. Mas a gente sabe que nem todos os produtos são passíveis deste tipo de ação. A dica é escolher as mercadorias que possuam maior competitividade de mercado, ou que sejam exclusivas de sua marca, para fazer parte do catálogo de ofertas. Reforce o estoque delas com o fornecedor e lembre-se de automatizar o controle para não vender um produto em falta.

5 - Cuidado com as condições de pagamento na Black Friday

A forma de pagamento é um dos principais motivos de desistência da compra, segundo estudo do Facebook, divulgado na revista Exame. Portanto, é importante verificar se o e-commerce disponibiliza mais de uma condição (boleto bancário, débito, crédito, pix...) e as bandeiras dos cartões autorizados.

6 - Faça testes

A última dica é uma das mais importantes. Antes de colocar a promoção no ar, faça testes para garantir que todas as etapas de compra estão funcionando perfeitamente. Se necessário, realize a jornada do cliente para detectar possíveis falhas e fazer  os ajustes necessários. Gostou das nossas dicas e quer saber mais? Entre em contato com a Tezus e nossa equipe estará preparada para tirar todas as suas dúvidas e alavancar o seu negócio.

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