fbpx

Análise setorial: o que é e como ela beneficia o e-commerce

por Tezus em 12/05/2022 min de leitura

Para que qualquer negócio obtenha bons resultados, é importante que seja feita uma análise setorial, pois ela ajudará a identificar a posição da empresa no mercado e a viabilidade dos produtos e serviços. No e-commerce, esse diagnóstico é considerado uma etapa estratégica, pois auxilia a enxergar oportunidades e encontrar dados importantes para melhorar o embasamento da tomada de decisões.

 

A análise setorial sempre leva em consideração o contexto econômico ao qual a empresa está inserida no momento da observação. Ou seja, seus resultados são muito mais precisos, pois avalia dados e cenários reais. E, por meio deste diagnóstico, fica mais fácil identificar as oportunidades, fraquezas, ameaças e personas do e-commerce.

 

E quando falamos em ameaças, é importante destacar que isso engloba entender como a concorrência está se comportando no mercado. Em outras palavras, a análise é uma excelente forma de compreender o cenário de atuação como um todo e não somente fazer uma avaliação sobre si mesmo. É perceber que questões externas também podem influenciar no desempenho do seu negócio

 

Além disso, uma das grandes vantagens da análise é que ela “pode ser aplicada tanto em  novos negócios, para entender o nicho no qual a empresa vai atuar e as suas peculiaridades, como em negócios já estabelecidos, que querem iniciar um novo projeto” (Jr FEI).

 

Quais os benefícios?

A Análise setorial permite identificar:

  • o que os consumidores falam sobre você ou o seu produto/serviço;
  • quais os diferenciais do produto/serviço;
  • como a concorrência se comporta;
  • comparar a maneira como você e o seu concorrente se comunicam com o público;
  • verificar se o produto realmente atende as necessidades do cliente;
  • averiguar a real conversão de vendas.

Com estes dados em mãos, fica mais fácil identificar lacunas no e-commerce ou nos processos, bem como entender quais são os caminhos mais viáveis para se comunicar com o público-alvo, de forma efetiva.

 

Depois de entender o cenário basta montar novas estratégias que vão contribuir para o sucesso das vendas.

Como a Análise Setorial pode ser utilizada no e-commerce?

Se você não sabe como iniciar uma análise setorial, nós elencamos alguns passos importantes para realizar o diagnóstico:

 

1 - Estude o mercado

O site da Rockcontent afirma que estudar o mercado é fundamental, mas para isso é preciso ter uma visão macro e olhar para questões que vão além do negócio. O ideal é checar:

  • o cenário econômico mundial;
  • questões políticas locais;
  • assuntos em maior destaque no momento;
  • crises ambientais;
  • condições em que a sociedade se encontra.
 

2 - Utilize ferramentas de gestão para compreender o cenário

Para que uma análise setorial seja completa, uma boa alternativa é apostar na utilização de ferramentas de gestão. 

 

Você já ouviu falar em Business Model Canvas, por exemplo? O Canvas, como é mais conhecido, é uma ferramenta de “planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio” (Sebrae).

Basicamente, é um mapa visual pré-formatado, em que é possível visualizar a proposta de valor, segmento do cliente, os canais, atividades-chaves, estrutura de custos e outras questões importantes para o entendimento do seu e-commerce.

Dentro deste contexto de ferramentas, outra atividade importante para o diagnóstico é ter um controle efetivo de todas as etapas de venda, desde o acompanhamento em tempo real da negociação ou contato com o cliente até o momento da conversão do carrinho. 

E nisso, o software da Tezus é excelente para monitorar as diferentes etapas do processo do seu e-commerce, por meio das soluções Magento.

 

3 - Conheça os seus clientes e concorrentes

Se entender o comportamento do cliente é importante para a conversão de vendas, conhecer como os concorrentes trabalham é ainda mais. Isto porque você pode encontrar espaços de atuações ainda não explorados ou mesmo inspirações para aplicar no seu próprio e-commerce.

 

Gostou?

Acompanhe os conteúdos semanais no Blog da Tezus e fique por dentro de todas as novidades do mercado e técnicas que podem transformar o seu e-commerce.

Somos Expert em Soluções Magento

Há quase 10 anos no mercado, a Tezus desenvolve soluções customizadas de e-commerce com a melhor plataforma do mundo.

Saiba o que a Tezus pode fazer pelo seu e-commerce

FALE COM UM ESPECIALISTA