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A importância de uma boa experiência do consumidor

por Julio Lazzaron em 29/06/2021 4 min de leitura

A experiência do consumidor reflete profundamente nas conversões em vendas de um e-commerce. Para fazer com que o usuário permaneça na loja virtual é preciso gerar uma boa experiência. Fatores como o tempo de navegação, a facilidade de encontrar o que procura  ou as promoções que ele viu no Google e nas redes sociais, um design ágil e intuito, colaboram para isso.

Nos últimos anos, é notável o crescimento do e-commerce por todo o mundo. A difusão tecnológica e a segurança das transações on-line são fatores relacionados. Mas o comportamento do consumidor impactou bastante este cenário. Afinal, com as restrições oriundas do distanciamento social, as lojas virtuais passaram a suprir grandes demandas.

Dessa forma, as vendas de um e-commerce são resultado de uma série de elementos. Foi preciso acelerar ainda mais esta melhora no serviço. Trata-se de permanência no mercado. E a User Experience (UX) é um dos mais determinantes para isso e o tema do artigo. Confira!

UX para uma navegação agradável

A UX refere-se a toda a experiência que o cliente tem. Isso engloba desde a peça publicitária que atrai o usuário, até o produto e o pós-venda. Ou seja, toda a vivência da compra proporcionada pela loja virtual. Assim, alguns fatores influenciam diretamente tudo isso, como:

  • qualidade e relevância dos conteúdos;
  • atendimento ao consumidor;
  • performance do site;
  • design do site;
  • usabilidade mobile e facilidade de navegação;
  • descrição e apresentação dos produtos; e
  • condições de compra, troca e devolução.

Impacto da experiência do consumidor no e-commerce

As vendas no e-commerce são impactadas diretamente com uma experiência ruim. O usuário que navega tranquilamente tende a comprar mais. Além disso, influencia na imagem da marca. Um ambiente virtual agradável pode fidelizar o cliente. E a boa reputação gera autoridade e cria uma vantagem competitiva. Mas há ainda outros pontos a serem valorizados dentro deste conjunto. Veja!

Taxa de conversão

É a experiência do usuário que proporciona o aumento da taxa de conversão. E para vender é preciso converte. Seja porque não deu tempo de finalizar a compra. Seja porque há incerteza na aquisição. É importante manter esse relacionamento com o consumidor. Assim, sem a obtenção dos dados para uma aproximação com este usuário, não há possibilidades de conversão.

Uma base de leads é fundamental para o crescimento de uma marca. Afinal,  é mais trabalhoso conquistar prospects do que vender para quem já demonstrou interesse.

Seja para consolidar a marca ou para estratégia de revenda, é muito importante fidelizar clientes. E este fator é extremamente impactado pela experiência do usuário na loja virtual.

Clientes satisfeitos mantêm-se fiéis à marca. E fidelizá-los garante um escopo de compradores recorrentes. Desta forma, é possível aumentar as vendas e o ticket médio de compra. Ademais, clientes contentes fazem publicidade gratuita e confiável a um negócio.

Autoridade de marca

Ter autoridade de arca é apresentar-se como referência. Por isso, o objetivo das lojas virtuais é conseguir este destaque. Afinal, ele resulta no aumento do tráfego, crescimento das vendas e publicidade para a empresa. Mas para conquistar esta autoridade, é preciso mais do que uma experiência de compra satisfatória e personalizada. É necessário dispor de conteúdos interessantes e interações relevantes com o público.

Pilares da boa experiência do usuário

A UX se baseia em alguns pilares para poder atuar sobre os usuários que navegam no site. A utilidade que o serviço apresenta para o cliente. E a facilidade de uso deste serviço e agilidade ao ser usado.

Aqui inclui-se ainda acessibilidade e intuitividade. Pois para ser fácil precisa ser acessível. E a acessibilidade neste caso também se refere à mobilidade de uso nas diferentes plataformas que o público utiliza para navegar.

Também para ser fácil precisa ser intuitivo. E com isso espera-se que os usuários naveguem sem receios e seja direcionado intuitivamente para campos distintos, mas de forma confortável e agradável. Assim, é fundamental apresentar a usabilidade, capacidade de digitação e interatividade no ambiente virtual.

E, por fim, o prazer, que é o quanto esse serviço é prazeroso de usar. E neste aspecto, a estética representada na boa apresentação visual tem grande peso. Ademais, um conteúdo de valor, com relevância, é essencial.

Veja algumas dicas para melhorar a experiência do consumidor no e-commerce

Como visto até então, a experiência do usuário é fundamental para o sucesso de um e-commerce. Além de autoridade, credibilidade e aumento de vendas, a UX é relevante na captação de leads.

Por isso, algumas dicas serão elencadas para colaborar com a melhora da experiência do usuário em uma loja virtual. Confira!

Conheça bem o público do negócio

Além de acompanhar constantemente o comportamento deste público, é preciso verificá-lo de forma profunda. Características destes consumidores têm muita relevância para fazer as alterações necessárias em prol de uma boa UX. Estrutura da informação, linguagem, abordagens e layout são aspectos que merecem atenção.

Entenda as dores do cliente

Conhecendo o cliente e sabendo de suas expectativas, implante as melhorias necessárias. Sendo assim, é preciso que ele se reconheça em sua loja virtual.

Promova constantes melhorias na estrutura técnica da página

Velocidade de carregamento das páginas é fundamental para uma boa experiência de navegação. Por isso, preparar o site para o mobile é um dever. principalmente porque a maior parte dos usuários acessa os conteúdos por meio de dispositivos móveis.

Assim, é possível afirmar que a experiência do consumidor é essencial no e-commerce. Tanto para gerar vendas imediatas, quanto para garantir os resultados de médio e longo prazo. Portanto, trabalhar de forma estratégica pode trazer resultados incríveis para o seu negócio. A Tezus é especialista em e-commerce e pode te ajudar com isso!

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