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A contribuição do e-commerce B2B para a indústria

por Tezus em 16/08/2021 3 min de leitura

85% dos compradores de negócios de empresas passaram a realizar compras online, segundo relatório recente da Amazon Business. O mesmo levantamento ainda apontou que 96% destas organizações permanecerão comprando pela internet. E, de forma geral, 91% destes compradores alegaram preferir a compra eletrônica aos métodos tradicionais e offline.

Assim, se antes a modalidade era uma alternativa, agora ela passa a ser uma regra. Afinal, da mesma forma que o consumidor final, o comprador da indústria também preza por facilidades. Entre elas, a flexibilidade de horários para comprar. A possibilidade de adquirir sem um limite de compra é outro fator que também influencia. Mas há ainda outros aspectos que pesam positivamente para esta mudança de postura.

Benefícios do B2B voltado para indústria

A variedade de informações e possibilidade de negociação com distribuidores de diferentes locais são características dos e-commerces B2B. Assim, é possível comparar as soluções apresentadas pelas marcas. E também ir além daquele fornecedor apenas por estar mais perto. 

Todavia, um aspecto merece bastante destaque nesta mudança de comportamento do comprador da indústria. Estar no ambiente virtual permite maior contato e aproximação com o seu cliente. E dentre os benefícios, é possível citar também:

  • o aumento da participação no mercado;
  • a permanência de um contato direto com os clientes;
  • uma maior margem de lucro para os negócios; e
  • uma maior estabilidade e controle da marca.

Mas os benefícios podem ser ainda muito mais impactantes para as indústrias. A gestão automatizada é a principal destas vantagens. Ocorre que em uma plataforma de e-commerce B2B o cálculo de tributos é centralizado e por isso reduz custos e pode aumentar as vendas.  

As facilidades das plataformas virtuais para a gestão de negócios em indústrias

Restringir vendas ao estado, por conta de cálculos de ICMS, por exemplo, pode acarretar a perda de vendas em lojas virtuais. Afinal, com tanto alcance permitido pela plataforma, não utilizá-la adequadamente é um erro. E este é o cenário mais comum para quem permanece realizando cálculos manuais. 

Desta forma, o ideal é utilizar da estrutura que ela dispõe. Assim, a otimização da gestão é o caminho mais eficiente e lucrativo para qualquer indústria e a plataforma de vendas pode garantir isso ao seu negócio. 

Esse sistema torna-se responsável por estabelecer ou integrar políticas e regras comerciais. A partir disso ele disponibiliza estes dados para todos os canais integrados. A redução de custos e a eliminação de retrabalho com a integração dos canais e dos sistemas de gestão de empresa são, portanto, benefícios do e-commerce B2B à indústria.

O e-commerce B2B: o impulso que faltava para a indústria

Aderir ao comércio digital é aceitar o crescimento exponencial de uma empresa. 78,5 milhões de compras foram realizadas no primeiro trimestre de 2021. O relatório da Netrust também revela aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Assim, o faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce neste período confirma todas as expectativas.

Com o e-commerce a indústria conseguiu melhorar os processos de gestão. Pois com a grande oferta e suporte das tantas ferramentas, é possível realizar um maior controle das vendas. A facilidade atinge, assim, canais diversos como o mobile, WhatsApp, redes sociais, televendas e marketplaces.

O omnichannel, neste caso, deixou de ser uma vantagem competitiva. A modalidade agora é imprescindível para empresas que desejam estar à frente dos concorrentes. E isso apenas é possibilitado devido às novas oportunidades comerciais sugeridas pelo formato. Aqui, afinal, as barreiras físicas e geográficas caem por terra.

E ocorre que a plataforma única permite registrar de maneira adequada todos os processos, centralizando-os. Isso gera aumento de eficiência da operação, já que permite que ações específicas para cada canal sejam realizadas.

Ou seja, é um modelo que preserva a relação da indústria com os parceiros de negócios. Além de promover a diversificação dos formatos de atuação a partir de um bom planejamento. Mas, além disso, requer também atenção constante com aquilo que o consumidor demanda e o mercado tem chances de oferecer.

Tendências em e-commerce B2B para indústrias

E neste sentido, algumas tendências precisam ser acompanhadas por donos de e-commerces B2B, como:

A transparência permitida pelo meio talvez seja a mais relevante das tendências propostas pelas lojas virtuais estilo business to business. Além do fornecimento de mais detalhes dos produtos e serviços ao cliente, a alternativa disponibiliza um canal de atendimento com respostas rápidas para as dúvidas.

Outro investimento de extremo valor e impacto neste caso também são as ferramentas de personalização dispostas nas plataformas. É por meio da coleta de dados que se conhece melhor o cliente e se propõe a solução que ele precisa. A ação em si ainda impacta positivamente em uma melhor experiência de compra.

Mas para isso, é preciso apostar em uma plataforma completa, que otimize o gerenciamento prático e configurações inteligentes e permita concentração de esforços em estratégias de vendas. E a plataforma robusta e personalizada é a Magento

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