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7 erros que você não pode cometer no seu e-commerce

por Julio Lazzaron em 11/08/2022 min de leitura

Abrir uma loja virtual requer alguns cuidados importantes para o sucesso do negócio. Entre elas destacam-se o conhecimento sobre o público e o entendimento dos movimentos do mercado. Sem dúvidas, estas duas ações são importantes para os negócios online, mas o que poucas pessoas sabem é que, o que realmente pode mudar a trajetória de uma empresa são aqueles erros considerados simples ou bobos, que não recebem tanta atenção. Por isso, trouxemos sete deles para você mudar imediatamente esta postura e aumentar as vendas de seu e-commerce.

1 - Catálogo de produtos pouco variado

O anuário CX Trends 2022 revelou que, no ano de 2021, “a cada três pessoas que decidiram comprar online, duas desistiram por conta de uma experiência não agradável” (E-commerce Brasil).

Os principais motivos incluem a falta de credibilidade, o preço alto, a falta de informação e um catálogo pouco variado. Além de precisar ser atrativo, a variedade de produtos e serviços ofertados pode sim interferir na decisão de compra. 

Quanto mais opções apresentadas, maiores as chances de que o cliente encontre o que realmente precisa ou mesmo inclua produtos complementares ao carrinho.

2 - Cadastro e descrição de produtos incompletos

Não ter a descrição do produto, bem como manter este campo incompleto pode parecer não ter tanta importância. Mas a verdade é que “anúncios sem informações como tamanho, peso, medidas, variantes de cor, material, modo de uso ou aplicação e principais diferenciais acabam por não vender” (E-commerce Brasil).

O conteúdo descritivo do site, tem o mesmo papel que um vendedor de loja física. Ou seja, ele precisa apresentar o produto e tirar as principais dúvidas sobre ele. Quanto mais detalhes estiverem presentes na página, melhores as chances de conversão e satisfação do cliente.

3 - Manter os preços acima da média para aumentar o lucro

Tire um tempo para analisar o mercado e calcular a forma como irá precificar os produtos e serviços em sua plataforma. Ter lucro sobre as vendas é importante, mas o valor final não deve ser um impeditivo para o cliente concretizar a compra. 

Para definir um preço justo ao seu produto, olhe as características dele e estude o mercado. “Ele é muito semelhante ao que vários outros e-commerces oferecem? Ou apresenta itens que o tornam único no mercado?” (Olist). Ao responder estas perguntas você saberá como precificar seu catálogo.

4 - Escolher a plataforma inadequada

Imagine adquirir um espaço físico para a sua loja, no qual você não pode fazer reformas e pinturas para adaptar ao seu modelo de negócio. Provavelmente você não se sentirá à vontade no ambiente, não conseguirá criar a sua identidade de marca, nem mesmo atender às necessidades do cliente.

O mesmo acontece com o e-commerce. Ter uma plataforma de prateleira, ou seja, que não possa moldar a sua realidade, pode ser fatal. Por isso, nós da Tezus trabalhamos com a plataforma Magento, uma das mais dinâmicas e versáteis para uma loja virtual. 

5 - Poucas opções de pagamento

Lembre-se sempre: quanto mais opções de pagamento você tiver, melhores são as oportunidades de venda que você alcançará.

Hoje, além dos tradicionais boletos e cartões de crédito, também é possível que sua loja online ofereça opções de PIX, cartão de débito, transferência online, carteira digital, entre outros. Certifique-se que seu site tenha pelo menos algumas destas opções para os consumidores.

6 - Não prezar pela LGPD e a segurança dos dados dos clientes

Tenha em mente que, diariamente, você irá lidar com informações sensíveis dos clientes, como dados pessoais e das contas bancárias. Assegurar que estes elementos estejam protegidos deixa o cliente mais tranquilo e confiante para fechar uma compra, bem como melhora a reputação da loja.

7 - Manter um único canal de vendas

De acordo com o site Resultados Digitais, “um canal de vendas é um meio pelo qual uma empresa vende para os consumidores”. Para ter sucesso no negócio é importante que se invista em mais de um destes canais a fim de alcançar o público alvo com maior facilidade.

Mas lembre-se de apostar naqueles que fazem sentido para o seu tipo de negócio. Os mais conhecidos são as redes sociais e os e-mails marketing.

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