fbpx
POR

Confira 15 tendências de SEO para posicionar o seu e-commerce

por Julio Lazzaron em 06/02/2021 5 min de leitura

O SEO (Search Engine Optimization) é o processo de otimizar a relevância nos resultados orgânicos dos motores de busca. E é, sem dúvida, uma das estratégias digitais mais eficazes no e-commerce.  Portanto, o SEO é um processo contínuo de otimização do site e do seu conteúdo e, desta forma, contribui para melhorar a experiência do utilizador e potenciar as vendas online.

Desde metade do ano passado, já se comentava que em 2021 diversas seriam as atualizações do SEO. E dentro disso, ainda que muitas não tenham sido divulgadas, a valorização a experiência do usuário seria um ponto norteador. Ou seja, muitas das exigências que vêm se apresentando ou podem vir a surgir buscam a satisfação do usuário. 

A página ou conteúdo buscado, em si, precisa seguir critérios vistos como fundamentais para ser indicada, para estar no topo. Assim, fatores como tempo de carregamento, interatividade, estabilidade visual, serviços acoplados na própria página em que o usuários se encontra, como temperatura, tempo e outras informações, são alguns exemplo.

Realmente, o mercado das buscas nunca esteve tão em alta, por isso, separamos 15 tendências de SEO para esse ano. Confira!

1 - SEO Técnico continua importante

Aqui o básico se mescla com o técnico, já que resgata princípios fundamentais. Tópicos que devem receber constante atenção por parte dos profissionais são:

  • Rich Snippets;
  • Dados estruturados (Schema.org);
  • Meta tags;
  • Estruturação de URL;
  • Breadcrumbs;
  • Títulos longos, curtos ou duplicados;
  • Conteúdos duplicados ou curtos;
  • Meta descrições;
  • Número de redirects 301;
  • Heading tags pertinentes, principalmente duplicação de H1;
  • Páginas com erros 40X e etc.

Portanto, checklist de checagem pode ser um forte aliado na verificação do cumprimento destas características.

2 - Novo mindset para SEO: construção de audiência

A construção da audiência de uma marca é uma tendência muito forte do SEO para os próximos anos.

3 - SEO para buscas de marca

É nítido que as buscas por determinada marca revelam a real intenção do usuário em acessar o site de uma determinada loja ou serviço. Assim, ele é um propenso cliente e, desta forma, entrega a ele o que ele deseja aumenta as chances de venda. 

Desta forma, os recursos criados para validação deste tipo de busca se mostram bastante eficientes e uma tendência, neste ano. Afinal, estima-se que os esforços de SEO para pesquisas de marca se elevem.

4 - Crescimento é retenção: invista em Dwell Time

Se reter o usuário é extremamente significativo em SEO e na construção de audiência, a permanência dele no site é de extrema relevância. Óbvio que ainda que o Google já faça isso, mesmo sem revelar como essa métrica é calculada, sabe-se que se avalia a permanência na página em específico. E a Dwell Time é um meio de calcular essa métrica, que deve se desenvolver mais, em favor desse cálculo. 

5 - Amadurecimento do JavaScript SEO

Os robôs do Google ainda possuem certa dificuldade em examinar sites escritos em JavaScript. Mas inúmeras têm sido as atualizações sofridas pelo algoritmo com o objetivo de otimizar a leitura destes sites. E, com isso, funcionalidades foram otimizadas para SEO, como por exemplo os famosos React e Next.JS. Agora, é torcer para que cada vez mais se incorpore o SEO também no JS.

6 - Link building continua importante

Apesar de parecerem esquecidos, os link building permanecem em alta. E, por conta da sofisticação exigida pelo Google para fazer estes links, o trabalho ficou mais artesanal e ganhou o nome de Link Building 4.0. Aqui, as estratégias de assessoria fazem com que o conteúdo seja distribuído com vista na comunicação e divulgação de dados.  

7 - Link building com técnicas de Data-Driven PR

Além de serem confiáveis como fontes de pesquisas, os link building acabam funcionando como moeda de troca. Isso porque oferecem pautas relevantes aos grandes veículos. E isso só é possível pela integração dos tipos  de Relações Públicas e Business Intelligence, que trabalham com dados relevantes.

Assim, a geração de dados é um dos mais lucrativos investimentos em SEO que tende a se confirmar.

8 - Fortalecimento do mobile

A partir de março de 2021, todos os sites que não tiverem versões mobile serão totalmente removidos da SERP, segundo anúncio feito ainda em 2019. Assim o SEO pensado e aplicado dentro das características do mobile é tendência forte para 2021. 

As pesquisas já demonstram que o mobile é a forma mais utilizada de buscas por usuários da rede. E, sendo estes exigentes, será preciso que as marcas utilizem muito bem as páginas de forma a retê-los. 

9 - Maior popularização da busca visual e Google Imagens

Atualmente os usuários ficam muito mais atentos em imagens e conteúdos multimídia, ao invés do texto.

Assim, para ganhar mais destaque nas SERPs de imagem por meio da otimização de seis fatores de rankeamento, é possível seguir alguns passos:

  • Nome do arquivo que possua palavra-chave ou se relacione ao conteúdo;
  • Tag alt text: utilização de palavra-chave principal na descrição;
  • Dimensões da imagem: utilização de dimensões padrão;
  • Qualidade: sempre utilizar imagens de qualidade, possibilitando zoom;
  • Tamanho da imagem: utilização de compressores de imagem para garantir harmonia entre tamanho e qualidade;
  • Autoridade de página e domínio: imagens próprias mais valorizadas do que as de banco.

10 - SEO Internacional

Trabalhar com mais de um idioma e mais de um perfil de público-alvo é a tendência no SEO 2021. Portanto, estes recursos podem e devem estar dispostos nas páginas. É preciso criar estes recursos se eles ainda não existem. 

11 - Redução dos custos de mídia com melhor integração com SEO

Aqui o ponto chave é: incorpore o que for possível no SEO de forma a evitar gastos em anúncios com estratégias que poderiam ser feitas sem recurso financeiro. E vice-versa. Fazer anúncios, especialmente no Google Ads, é fundamental. Porém, é preciso atualizar constantemente as estratégias de SEO a fim de garantir melhor performance e rankeamento orgânico do e-commerce.

12 - SEO para vídeos

Outro fator positivo que resulta do impulsionamento dado pela pandemia foi a utilização e otimização consequente de vídeos. Assim, a utilização de palavras-chaves importantes para vídeos é fundamental para o sucesso dos mesmos. 

De modo geral, expressões como “o que é” e “como fazer” possuem alto volume de busca. Assim, é preciso utilizá-las conforme cada nicho de negócios. Título atraente, otimização de tags e descrições e estímulo à interação tendem a engajar o público. 

13 - AppStore Optimization (ASO)

A melhor experiência vale também para usuários de aplicativo. Desta forma, investir nisso é de suma importância para cumprir as estratégias de SEO. Assim, atente-se a otimização de aplicativos desta maneira:

  • Título atraente;
  • Meta dados;
  • Imagens relevantes na descrição do produto;
  • Descrição clara e objetiva;
  • Responder dúvidas em comentários com agilidade; e
  • Linkagem interna e externa para seu produto.

Desta maneira, o encorajamento na avaliação do app é um aspecto positivo para a marca, já que demonstra interesse em ouvir o consumidor e cria um canal de melhora do recurso. 

14 - SEO para Instagram?

O Instagram deve passar a permitir que seus usuários encontrem conteúdos dentro da plataforma por meio da pesquisa de palavras-chave. Até então, apenas hashtags, locais, usuários ou nomes de empresas eram os meios de busca. A previsão é que isso ocorra ainda este ano no Brasil.

15 - Squads de SEO: times integrados com competências complementares

A tendência, hoje, é que as equipes trabalhem em formato de Squads de SEO. Trata-se, portanto, de times interdisciplinares integrados onde cada profissional possui competências diferentes, mas que no fim se complementam. A ideia aqui é redução de prazos e burocracias, além de agilizar um trabalho com mais possibilidades de verificação de erros. 

O sucesso de qualquer estratégia digital e, especialmente de SEO, é estar em constante otimização e sempre em busca de novas técnicas e funcionalidades que permita estar um passo a frente da concorrência.  Por isso, avalie como aplicar essas dicas no seu e-commerce!

Conte com a Tezus nas estratégias de SEO do seu negócio. Converse com um de nossos especialistas.

Somos Expert em Soluções Magento

Há quase 10 anos no mercado, a Tezus desenvolve soluções customizadas de e-commerce com a melhor plataforma do mundo.

Venha para a Tezus, a solução completa para seu e-commerce

FALE COM UM ESPECIALISTA