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10 vantagens de ter seu marketplace de nicho

por Julio Lazzaron em 20/07/2021 4 min de leitura

95% das pessoas utilizam marketplace para realizar compras on-line. Esse modelo de negócio é muito eficiente. E quando se trata de marketplace de nicho, o cenário para o consumidor fica ainda mais interessante. A plataforma direciona o consumidor a determinado produto ou categoria de forma objetiva e precisa. E se o consumidor está ali em busca de um produto específico, as chances de vendas se concretizam. Afinal, ele atende bem o consumidor, que ganha tempo para a compra. Assim, muitas são as vantagens desta alternativa para quem empreende na internet.

Marketplace de nicho: um cenário próspero

Assim como trabalhar com comidas específicas ou qualquer outro produto, os marketplaces que se dedicam a um nicho são bem sucedidos. Eles conseguem concentrar ações em prol do ramo em que atuam. E por mais limitado que seja o produto em questão, é para ele que será dedicado todos os esforços. E isso gera inúmeros ganhos para o comércio virtual. Assim, serão abordados neste artigo os principais benefícios do marketplace de nicho, que vem crescendo consideravelmente. Confira

As principais vantagens desse modelo de negócio

1. Melhor relacionamento com o cliente

Construir um relacionamento mais sólido com os clientes talvez seja a principal vantagem em criar um marketplace de nicho. Por conta do foco em produtos específicos, o empreendedor compreende melhor as características deste usuário. Além disso, consegue entender as necessidades deste público-alvo. 

Desta maneira, a comunicação e a criação do ambiente on-line são muito mais eficazes. Da mesma forma, as estratégias de marketing se tornam mais eficientes. Isso porque são embasadas na definição de uma persona específica da empresa. Aliás, as ações de marketing são bem melhor sucedidas, neste contexto. Afinal, o público-alvo está bem definido e conhecido. 

Neste sentido, uma publicação nas redes sociais ou pelo Google Ads pode ser direcionada. Ação que otimiza os investimentos da campanha. Isso reduz o custo em toda a jornada de compra, desde a prospecção até o fechamento.

2. Fidelização de público mais eficaz

Este ponto está extremamente relacionado ao anterior. Já que um cliente é fidelizado a partir de uma boa relação com a marca. Desta forma, no marketplace de nicho a sua rede de clientes será bem definida. Nele é possível realizar ações de encantamento que se tornam potencialmente eficientes. E quando ocorre esta fidelização, as vendas passam a ocorrer com mais frequência. Sem contar que um cliente fidelizado é uma espécie de promotor da marca. Afinal, ela vai utilizar seus canais e redes de contatos para compartilhar as boas impressões acerca do produto ou serviço. E tudo isso de forma orgânica e espontânea.

3. Economia na criação da plataforma

Optar pela criação de uma loja online com uma grande variedade de produtos exige uma estrutura maior e mais organizada. E para isso são necessários recursos que mantenham o funcionamento lucrativo. O que gera mais custos. Mas quando se opta por um marketplace de nicho, esse processo é simplificado. Assim, o investimento inicial exigido é consideravelmente menor.

4. Marca melhor posicionada

Marcas que se posicionam se destacam. Portanto, direcionar sua loja para um nicho específico permite a criação de uma identidade mais forte com o público. Isso estabelece um posicionamento sólido no mercado. E, comparado com outros processos, permite conquistar a posição de referência no mercado de forma mais fácil. O que atrai consumidores e reflete em um bom faturamento.

5. Logística facilitada

Apostar em uma boa logística é um dos maiores acertos de quem trabalha no comércio virtual, principalmente marketplace de nicho. Lojas que optam por atender determinado segmento precisam simplificar a logística. Além disso, boas parcerias somadas a bons fornecedores são uma alternativa acertada para uma logística eficiente. 

6. Infraestrutura enxuta

Optar por um marketplace de nicho reduz consideravelmente a necessidade de ter que se reafirmar constantemente. O foco em determinado nicho permite a consolidação da marca com o segmento e seu público alvo. Aqui também é um ponto onde é importante valorizar as parcerias e fornecedores para que se assegure agilidade ao processo e baixo custo ao empreendedor.

7. A flexibilidade para vender no virtual

Assim como em um e-commerce, no marketplace é possível montar um portfólio de produtos. Mas neste caso o diferencial é o domínio acerca de um mesmo nicho. Isso possibilita abarcar o maior número possível de potenciais clientes. Ou mais do que isso.  Permite focar esforços na construção de uma boa reputação junto a um público seleto e fiel.

O comércio on-line permite a alternância entre diferentes estratégias de vendas. Afinal, o ambiente virtual torna tudo isso mais flexível. E mesmo que se resolvesse mudar de área, o meio ou mesmo a plataforma permite que isso seja feito sem grandes investimentos.

8. Atuação sem fronteiras

Assim como as lojas que operam via internet, aqui não existem barreiras geográficas. Seu público pode ser a comunidade local, do bairro ou mesmo alguém que mora na Inglaterra. O que aumenta bem as chances de potencializar os resultados da loja.

Além do mais, com uma loja 100% digital é muito mais simples criar uma franquia em outro país. E isso utilizando-se de uma rede de distribuição local, com maior chance de ganho fora também.

9. Integração com outros canais

Os marketplaces em geral, por estarem em uma ambiente digital, já estão diretamente conectados com outros canais, como as redes sociais. Assim, a inserção dos ícones das mídias na página é uma regra. Afinal, não estar presente em redes como Facebook e Instagram é como abrir mão de espaços para captação de leads. Essa facilidade cria uma rede de contatos muito mais forte e aproxima a marca da audiência.

Além disso, plugins são ótimos para publicar os comentários diretamente na timeline do Facebook. Ou até mesmo usar o login social dessas redes para facilitar as compras na loja virtual. Portanto, com cada vez mais possibilidades das redes sociais serem, inclusive, os próprios canais de vendas e vitrines para as marcas, abrir mão disso é um erro.

10. Oportunidades de novas venda

Sem limite de tempo ou espaço, é necessário apenas que se implementem estratégias certas. Portanto, um segmento específico dentro do marketplace será a preferência de buscas e consequentemente a indicação entre pessoas daquele público alvo.

Uma boa equipe de social media e planejamento também são fundamentais para que as pessoas saibam, por meio de divulgação do nicho em questão. Sendo assim, se permite reafirmar a presença neste mercado. Surgindo como solução para as dores daquele perfil de clientes.

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