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Vantagens da automação no e-commerce

por Tezus em 23/09/2021 3 min de leitura

A automação do e-commerce visa otimizar a navegação do usuário, gerando maior funcionalidade por meio dos sistemas integrados, economia de tempo e, consequentemente, de dinheiro.

Além de facilitar o funcionamento interno, a automação no e-commerce pode reduzir o custo de alcançar um número maior de clientes. Além disso, expande o volume de negócios e aumenta a segurança nas transações. E outro aspecto muito relevante deste investimento é um retorno maior no longo prazo.

Ou seja, investir em automação permite aumentar a competitividade do negócio. Desta forma, é mais fácil e precisa a análise feita dos processos envolvidos. Os mecanismos inteligentes propiciados pela tecnologia garantem essa avaliação dos dados reais e o cruzamentos deles. O que permite que as ações sejam corrigidas e ajustadas da melhor maneira. Assim, a empresa consegue se dedicar a desenvolver estratégias que melhorem a performance do e-commerce.

A automatização como diferencial competitivo

Tornar automáticos os processos realizados no dia a dia de uma loja virtual permite ganhos de eficiência na operação. Além disso, gera economia de tempo com tarefas mecânicas ou que são repetidas com frequência. Ela pode estar presente, inclusive, na área operacional. Pois evita falhas nas emissões de pedidos e notas e diminui a incidência de erros no atendimento ao cliente.

Mas há ainda outros fatores que merecem destaque. A melhora do controle de processos, como entrada e saída de produtos, é um deles. Atualmente, há mecanismos de monitoramento inteligente do estoque que evitam gargalos na execução das tarefas de uma empresa. E, de forma geral, este controle inteligente permite compreender os ciclos de utilização de materiais, duração dos estoques e até mesmo comportamento do consumidor, no caso de demandas sazonais.

E a obtenção destes dados munem a marca com dados que vão auxiliar nas escolhas da loja, permitindo otimizar o orçamento da empresa. Isso evita desperdícios com tarefas desnecessárias. Ademais, também faz com que se empregue melhor os recursos e a mão de obra em iniciativas que deem melhores resultados.

Todavia, a automatização pode se dar ainda em outras instâncias do comércio virtual. Ela pode ser empregada no atendimento para acelerar o processo de venda de um produto ou serviço. Também pode facilitar as tarefas na assistência pós-venda, de maneira a permitir a identificação e a solução de problemas de forma rápida e eficiente.

A própria prospecção de novos clientes está ao alcance da automatização, gerando mais leads. O processo de registrar o interesse de pessoas ou empresas nos produtos e serviços de sua companhia, por exemplo, já é um conhecido. 

E há ferramentas existentes que permitem a criação de uma base de contatos a partir da captura dessas informações. São meios que classificam-nas de modo a facilitar ações específicas para essa base ou para um recorte dela. E isso está diretamente entrelaçado com ações que a plataforma pode vir a oferecer. Desconto especial para clientes que assinaram a newsletter da empresa, por exemplo.

Veja algumas das tarefas que podem ser automatizadas em uma loja virtual

Backup de informações e dados relevantes

Saber o que aconteceu no passado ajuda a encontrar soluções de forma mais rápida para questões do presente e permite evitar problemas no futuro. Assim, automatizar a forma como os dados da companhia são gravados e guardados vai facilitar ainda o acesso mais rápido a determinados tópicos. Ou seja, é possível empregar a automatização para definir quais dados serão armazenados de acordo com cada método.

Processo de pagamento pelas compras

Em transações realizadas por meio de robôs ou scripts, os processos ficam cada vez menos suscetíveis a falhas humanas. Assim, automatizar a forma de pagamento é uma medida segura e que transmite segurança aos clientes. Além disso, um sistema antifraude bem desenhado e que use a criptografia para manter seguros os dados dessas transações pode garantir mais tranquilidade na execução de processos. O método também permite ganhos de eficiência nas operações.

Gestão e controle de estoque

Saber exatamente qual é a situação do estoque ainda é um desafio para muitas empresa.Tanto para repor quanto para verificar o que é possível de se desfazer. Automatizar a gestão do estoque é, portanto, um bom exemplo de como resolver ou mitigar esse problema. Além disso, com mais informações à disposição, é possível estabelecer processos para aumentar ou reduzir o estoque de acordo com a sazonalidade da demanda.

Rastreamento de entregas de produto

Criar procedimentos para automatizar o rastreamento e a entrega de mercadorias pode evitar o extravio e permitir ações rápidas em caso de roubo ou furto. Com a possibilidade de acompanhar pela internet a localização das encomendas, é possível criar um histórico do tempo médio que mercadorias levam para chegar em determinados destinos e projetar quanto tempo será necessário para que um produto chegue até o cliente. 

A partir daí, é possível desenvolver procedimentos de checagem do trajeto da encomenda e implementar medidas que melhorem o serviço para o e-commerce e para o cliente. 

Por fim, a automação no e-commerce pode ser o grande trunfo de uma marca para se sobressair no mercado. Na dúvida, converse com marcas de referência no segmento para auxiliar na implementação de medidas assertivas que alavanquem o negócio. Conte com a Tezus, expert em e-commerces de alta performance! 

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