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OMS: o sistema que otimiza fluxos de pedidos no e-commerce

por Julio Lazzaron em 07/04/2022 min de leitura

Não saber a quantidade de produtos em estoque, despachar o pedido para o destino errado, ter dificuldades para encontrar dados da compra… Esses são apenas alguns dos problemas de se manter um controle manual de fluxos de pedido. Por isso, muitos e-commerces já apostam no Order Management System (OMS) para evitar contratempos, um software desenvolvido com a finalidade de gerenciar os processos de vendas. 

O OMS, ou Sistema de Gerenciamentos de Pedidos (em português), está presente em boa parte dos sistemas ERP, aquelas ferramentas que oferecem soluções de ponta a ponta e que conectam diversos setores de uma empresa.

Fundamentalmente, é através de um OMS que todo o fluxo de pedidos é planejado, gerenciado e controlado. E quando integrado em sistemas ERP, por exemplo, ele possibilita administrar o e-commerce de forma personalizada, tendo em mente as necessidades e particularidades de cada negócio.

O OMS é o facilitador de processos que levam os produtos de sua loja até aos clientes. É o software que rastreia todas as etapas do pedido, incluindo entradas, estoque, atendimento e pós-venda.

Mas quais são as vantagens do OMS para o e-commerce?

Muitos são os benefícios de ter um Order Management System, entre os quais destacamos:

  • Melhor controle dos pedidos;
  • Possibilidade de aumentar a média de pedidos diários;
  • Diminuição das chances de erros;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Melhor controle do estoque;
  • Diminuição do custo com erros e retrabalhos;
  • Prevenção aos problemas de fornecimento;
  • Criação de automatizações;
  • Contribuição para a expansão do negócio.

Mas a grande vantagem está no fato de que o OMS é um local centralizador para gerenciar todos os canais de vendas da empresa. Ele reúne todas as informações em um único lugar e realiza interconexões entre as diferentes áreas, para que não haja ruídos na organização do pedido para o cliente ou falhas durante as tomadas de decisões.

“O sistema possibilita a análise de toda a curva de venda, reduzindo as falhas humanas e os custos com estoques. “O OMS se adaptou ao omnichannel proporcionando uma integração completa do negócio, pois consegue fazer a gestão de todo o processo” (e-commerce brasil). 

E qual a relação do OMS com o Omnichannel?

Toda, afinal, ser omnichannel é garantir que o consumidor possa comprar seus produtos em diferentes canais, podendo eles serem online, físicos, mobile, por telefone, site… Mas vale ressaltar que para ter uma plataforma com essa estratégia, é preciso que seu e-commerce também seja OMS.

Isso porque com o Sistema de Gerenciamentos de Pedidos você vai conseguir reunir em um só lugar, de forma unificada, toda a comunicação e dados de diferentes fontes de venda. Assim, fica muito mais fácil para você visualizar o seu negócio, criar novas estratégias e deixar seu cliente ainda mais satisfeito.

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