fbpx
POR

O que são metodologias ágeis?

por Julio Lazzaron em 30/03/2022 min de leitura

Quem trabalha com projetos e desenvolvimento de produtos sabe que um dos grandes desafios é garantir que a execução das tarefas sejam bem feitas e os resultados atendam as necessidades do cliente. Para isso, muitos gestores utilizam as metodologias ágeis, das quais destacamos quatro, que podem ser importantes para o seu e-commerce.

De modo geral, as metodologias ágeis são um conjunto de práticas que visam alinhar as equipes, fazer com que elas mantenham o foco e recebam as instruções de forma clara. Ou seja, servem para maximizar o trabalho das equipes e otimizar o tempo. 

Segundo a Sambatech, as metodologias “propõem ciclos de desenvolvimento curtos, com entregas bem definidas e foco na melhoria contínua dos processos e alinhamento da equipe. Com isso, passou a ser mais simples identificar erros e falhas durante a execução do projeto”.

No que se refere ao e-commerce, elas auxiliam a impulsionar resultados, proporcionam mais fluidez e o bom desempenho das atividades da loja virtual. Sem esquecer da possibilidade de corrigir bugs de forma ágil ou mesmo prevê-los com antecedência.

Entre as metodologias ágeis, as mais conhecidas são o Scrum, Kanban, Lean e SAFe, que podem ser utilizadas tanto para o e-commerce como para empresas de outros ramos. 

O Scrum

Esta é a metodologia mais falada quando o assunto é gestão de projetos e é bastante utilizada por quem trabalha com softwares. Basicamente, a ferramenta funciona por meio de ciclos, chamados de sprints, que duram de 2 a 4 semanas.

Cada ciclo “visa a criação ou melhoria de um produto. Sendo assim, ao final da sprint uma versão pronta ou melhorada do produto deve ser entregue” (e-commerce brasil).

As tarefas devem ser divididas por prioridade entre a equipe, para então dar início às sprints. 

Ao final de cada período o time faz uma revisão das atividades e valida se é preciso alguma alteração ou tudo está ok para iniciar o próximo ciclo.

Kanban

O Kanban é um sistema mais visual que auxilia a controlar os fluxos de trabalho e pode ser utilizado como complemento ao Scrum. Foi feito para quem gosta de checklists. Para utilizá-lo é preciso criar um quadro, físico ou digital, que será dividido em três colunas denominadas:
  • To do (A fazer): abrange as demandas a serem feitas
  • Doing (Em andamento): contempla as demandas que estão sendo feitas
  • Done (Feito): atividades já concluídas e entregues
Uma das grandes vantagens de utilizar o Kanban é que ele permite saber o andamento das atividades rapidamente, garante melhor comunicação entre a equipe e ajuda a estabelecer responsáveis por cada atividade.

Lean

O Lean é um conceito que visa eliminar os desperdícios. Sabe aquele estoque em excesso ou os gastos desnecessários com embalagens? Essa metodologia pode te auxiliar. 

Aqui o foco é utilizar somente os recursos necessários, levando em conta a redução de custos e a diminuição da complexidade das tarefas, a melhoria nas entregas e o aumento da produtividade.

SAFe (Scaled Agile Framework)

Por fim, temos o Scaled Agile Framework (SAFe), que consiste numa visão abrangente dos processos com base no Agile. Trata-se de uma extensão do Scrum e pode ser entendido como a ferramenta que consegue definir (visualmente) o nível estratégico, tático e operacional de uma organização ou do e-commerce. 

Ele é adotado por empresas que querem preservar ao máximo as características de sua estrutura.

“A partir dessa metodologia, é possível promover o gerenciamento de tarefas em organizações com vários desenvolvedores integrados” (Rockcontent). Desta forma a empresa consegue se manter competitiva dentro do seu nicho de mercado.

Gostou destas dicas e quer saber como aplicá-las ao seu e-commerce? Acesse nosso site ou faça contato com a equipe Tezus. Oferecemos soluções eficientes para lojas virtuais e somos especialistas na plataforma Magento.

Somos Expert em Soluções Magento

Há quase 10 anos no mercado, a Tezus desenvolve soluções customizadas de e-commerce com a melhor plataforma do mundo.

Venha para a Tezus, a solução completa para seu e-commerce

FALE COM UM ESPECIALISTA