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O que é dropshipping? Tire suas dúvidas e comece agora

por Julio Lazzaron em 04/08/2022 min de leitura

O surgimento da internet não mudou somente a maneira como as pessoas lidam com as questões da vida pessoal e a forma como se comunicam. Ao analisar o mundo dos negócios, percebe-se que a evolução das tecnologias e a criação de plataformas fez este universo ganhar uma nova forma de atuação. E no que diz respeito às lojas virtuais, isso não foi diferente. Hoje, uma das modalidades que ganha força é o dropshipping, um conceito que chega para revolucionar a maneira de realizar negociações.

Um dos primeiros questionamentos de quem abre o próprio negócio é saber onde armazenar o estoque de produtos. Com o dropshipping esta preocupação não existe, afinal todo processo de venda virtual acontece sem o lojista ter um item sequer em estoque. Como? A gente explica para você.

Dropshipping trata-se de uma modalidade do e-commerce em que o proprietário atua como intermediário das vendas. Ou seja, a responsabilidade em manter um vasto estoque e enviar os produtos aos clientes é somente do fornecedor. Neste cenário, “cabe ao lojista apenas atrair os clientes para a loja, receber os pedidos e repassar aos fornecedores” Escola de E-commerce.

O termo tem origem do inglês e é a combinação de duas palavras que já traduzem por si o sentido deste modelo de negócio. “Drop” significa largar, soltar, enquanto “Shipping” pode ser traduzido por remessa. Ou seja, é o lojista quem “larga a remessa/demanda” e o fornecedor providencia a entrega.

Como funciona o Dropshipping?

O ciclo do dropshipping pode ser dividido em quatro passos básicos, os quais envolvem todo o processo de compra, desde o pedido até o momento da entrega.

  1. Importação e atualização da lista de produtos
    O primeiro passo é realizar a importação da listagem de produtos para o e-commerce ou marketplace. Neste estágio, é importante garantir que a lista esteja sempre atualizada e verificar se as quantidades disponibilizadas na loja online correspondem à quantia disponível no fornecedor.

    De nada adianta prometer ao cliente a entrega de cinco frascos de perfume, por exemplo, sendo que o fornecedor possui apenas um produto em estoque. Para melhorar o controle e a logística entre fornecedor e lojista, o ideal é apostar em plataformas e sites que consigam conectar os sistemas e atualizar os dados em tempo real, como os recursos da Tezus. Assim, evitam-se constrangimentos com os clientes e beneficia a reputação do e-commerce.

  2. Efetivação do pedido pelo cliente
    O segundo estágio é a compra, momento em que o cliente escolhe os produtos desejados, coloca no carrinho e efetiva o pagamento. Se você tem dificuldades em converter os pedidos dos clientes, nós temos alguns conteúdos especiais no blog explicando como evitar o abandono de carrinho.

    Aqui, como explica o site Neipatel, “as conversões são alimentadas pelo marketing, o que é responsabilidade do administrador da loja. Quanto melhor o trabalho de prospecção, maiores os ganhos do comércio eletrônico”.
    1. Envio das ordens ao fornecedor
      Após a confirmação do pedido do cliente, chegou o momento de passar todas as informações para o fornecedor. Este estágio é muito importante, pois não pode haver ruídos na comunicação.

      Aqui é preciso destacar que este passo dos “bastidores” não é percebido diretamente pelo cliente. Para ele, todos os estágios, tanto o marketing como a entrega, são providenciados pelo lojista. Ele não percebe que a próxima etapa não é mais de responsabilidade do proprietário do e-commerce.

  • Entrega do pedido

Como mencionamos anteriormente, neste passo a responsabilidade é total do fornecedor. Além de realizar a entrega do produto, ele também faz o suporte e o pós-venda. Caso o produto chegue com algum defeito ou seja necessária uma troca, o lojista não precisará se envolver no processo.

E como é possível ganhar dinheiro com este modelo de e-commerce?

Quem trabalha com dropshipping recebe um percentual sobre o valor das vendas. Apesar de todo o processo de pagamento ser feito na plataforma do vendedor, ao realizar o envio do pedido ao fornecedor, também é feito o pagamento da porcentagem acordada em contrato entre as partes. O lojista paga o valor negociado e retém o valor do lucro da venda como sua renda.

Quais as vantagens e desvantagens do dropshipping?

Entre os benefícios do dropshipping podemos destacar:

  • Menor capital inicial investido;
  • Facilidade para administrar o negócio;
  • Não há necessidade de ter um espaço físico;
  • Início imediato;
  • Oferta de um número maior de produtos.

Já entre os pontos negativos deste modelo, estão:

  • Risco de complicações com fornecedores;
  • Baixa margem de lucro;
  • Maior vulnerabilidade da reputação;
  • Maior concorrência.

Ficou interessado no dropshipping?

Contate nossa equipe para saber mais sobre este modelo de negócio e obter uma plataforma confiável. Acompanhe também nosso blog e as redes sociais e fique por dentro das últimas novidades do mercado.

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