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Dwell Time: o tempo de permanência na página

por Julio Lazzaron em 08/02/2022 min de leitura
Descubra como melhorar essa métrica e destacar seu e-commerce entre os melhores rankeados dos buscadores.

O termo pode até parecer estranho à primeira vista, mas a verdade é que o “Dwell Time” é uma das principais métricas orgânicas de SEO. Ela pode ser traduzida como o tempo de permanência de um usuário na página, fato que chama a atenção dos buscadores e coloca seu site entre os melhores rankeados. Por isso, elencamos algumas estratégias para você aplicar no e-commerce e melhorar a sua colocação no mercado.

Primeiramente, precisamos entender que quanto maior é o intervalo de permanência de um cliente em sua página, maior é o tempo que seus produtos ficam expostos para ele e, consequentemente, aumentam as chances de conversão.

Quando um site possui um bom Dwell Time, significa que o conteúdo presente ali é relevante para o usuário. Ou seja, o produto ou serviço faz sentido para ele, possui significado. Além disso, a métrica mostra que a navegação está fluindo corretamente, as informações tem qualidade e atingem as expectativas do cliente.

No entanto, quando o tempo de permanência é baixo, há uma forte presença do sentimento de frustração por parte do usuário. Isso porque talvez o conteúdo não seja atrativo, o produto não atenda seus desejos ou mesmo o design e a usabilidade do site são confusos.

 

Quais os benefícios do tempo de permanência no site?

  • Aumenta o rankeamento nos buscadores O Google, o principal buscador da atualidade, compreende que todos os sites que conseguem manter seus visitantes interagindo por mais tempo proporcionam uma melhor experiência para o usuário. Isso porque se há permanência existe uma correspondência entre o desejo da pessoa e o resultado encontrado. “Logo, páginas com maior tempo de permanência aparecerão melhor ranqueadas no Google” (Rockcontent). 
  • Intensifica o total de conversões Nada melhor do que entrar em um site e encontrar o que você precisa e ainda ver conteúdos ou produtos semelhantes que possam lhe proporcionar uma experiência ainda melhor. Quando você apresenta opções semelhantes ou que se encaixem ao gosto do usuário, é bem provável que ele permaneça mais tempo no site e até compre algo a mais.
  • Atesta a qualidade do e-commerce Essa parece óbvia, mas não custa reforçar. Se existe um Dwell Time alto, há também qualidade no que você está ofertando. Ninguém permanece horas navegando em um site sem usabilidade ou que não atenda suas necessidades. 
  • Ajuda a traçar o perfil dos consumidores com mais precisão Quando seu e-commerce possui um bom tempo de retenção do cliente no site, significa que você conhece o seu público, sabe seus gostos e preferências. 

Como medir o Dwell Time?

Por meio do Google Analytics é possível mensurar a “Duração da Sessão” e o “Tempo Médio na Página”. 

O primeiro é definido como o período no qual ocorrem interações ativas regulares de um usuário em um site. “É efetivamente a soma do tempo na página para as diferentes páginas que uma pessoa visita em um site durante uma única sessão. Novamente, o tempo na página da última página, de onde o visitante sai, será zero” (Market).

Já o “Tempo Médio na Página” é o resultado da quantidade média de tempo que todos os usuários passam em uma única página. 

Como aumentar o tempo de permanência no site?

  • Teste a velocidade de carregamento das páginas do seu e-commerce, com frequência;
  • Use e abuse das palavras-chaves;
  • Torne o site responsivo;
  • Aprimore a experiência de navegação;
  • Tenha um design amigável;
  • Sincronize os anúncios dentro de sua página.

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