fbpx

Metaverso: essa tendência pode afetar o e-commerce?

por Tezus em 17/03/2022 min de leitura

Desde o final do ano passado, muito tem se falado sobre o metaverso, uma prática que pretende modificar a forma como enxergamos e experienciamos o universo digital. Ao que tudo indica, essa tendência fará parte da rotina das pessoas em breve, inclusive nos processos de compra e venda dos e-commerces.

O metaverso pode ser compreendido como um ambiente digital e 3D que une tecnologias como a realidade aumentada, a realidade virtual, o blockchain, o UX e as criptomoedas, em único lugar. 

Na verdade, o conceito já existe há bastante tempo, mas ganhou notoriedade em outubro de 2021, quando Mark Zuckerberg, o dono da Meta, anunciou alterações de suas redes sociais para acompanhar a mudança digital.

Ela é uma experiência imersiva e extremamente realista, com a qual o usuário pode criar uma vida inteira para si, dentro de um personagem. Em outras palavras, o metaverso pode ser considerado aquele universo que está dentro de jogos, como o do popular The Sims, explica o Blog Nubank.

“A expressão é usada para denominar um espaço virtual compartilhado, em que as pessoas poderão acessar usando óculos especiais e outros equipamentos”.

É uma combinação de vários elementos e ferramentas que prometem proporcionar infinitas possibilidades aos usuários, como:

  • encontro entre amigos distantes em um mesmo ambiente;
  • realização de eventos, festas e shows;
  • consolidação de ambientes de trabalho home office;
  • upgrade do comércio eletrônico;
  • e novas experiências de compra online.
 

E quais são os impactos do metaverso no e-commerce?

A grande “sacada” do metaverso para as compras online é que ele permite que os consumidores confiram os produtos de perto e experimente-os como se estivessem em lojas físicas. 

Além disso, possibilita a personalização de  ambientes e produtos, conforme a campanha que a marca está impulsionando no momento e o desejo do cliente. Isso mesmo, o universo virtual cria espaços customizados, que podem ser combinados com o momento que a empresa vive.

Será uma forma de revolucionar a maneira como produtos são vendidos pela internet. “Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, essa não é uma tecnologia que vem para dificultar o comércio eletrônico. Em outras palavras, essa tecnologia veio para agregar valor à marca por meio da diferenciação” (escola de e-commerce).

Veja algumas vantagens:

  • Provadores virtuais: o usuário terá mais detalhes da mercadoria, podendo sentir e experimentá-la antes de fechar a compra;
  • Ampliação da cartela de clientes: o universo online te leva até lugares que a loja física não consegue chegar;
  • Experiência de compra personalizada: o que resulta na maior satisfação do cliente;
  • Criação de produtos 100% digitais;
  • E muito mais.

O mundo já está ansioso para ver como funcionará este ambiente digital. Mas e você, está preparado para encarar o metaverso? Faça contato com a equipe da Tezus e se prepare para este novo estilo de consumir que está para vir. Prepare seu e-commerce para essa mudança digital.

Somos Expert em Soluções Magento

Há quase 10 anos no mercado, a Tezus desenvolve soluções customizadas de e-commerce com a melhor plataforma do mundo.

Saiba o que a Tezus pode fazer pelo seu e-commerce

FALE COM UM ESPECIALISTA