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Cupons de desconto: utilize-os a favor do seu negócio

por Julio Lazzaron em 08/09/2022 min de leitura

Cupons de desconto: utilize-os a favor do seu negócio

Se você é daquelas pessoas que adora colocar os produtos no carrinho ou na sessão dos favoritos só para ganhar cupons, saiba que não está sozinha nessa prática. Um levantamento recente realizado pela “Eu amo Cupons” mostrou que o uso dos descontos cresceu 188% nos primeiros cinco meses de 2022, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Entre todos os segmentos presentes no e-commerce, o que mais vendeu com o uso de cupons foi o setor de moda, com crescimento de 60% neste período, seguido de móveis e decoração, que registrou 32%.

Mas você sabe por que a prática tornou-se tão comum e atrativa e quais os benefícios dela para os clientes?

O uso do cupons é uma das formas mais eficientes de fidelizar o cliente ao e-commerce e gerar recorrência de compra. Isso porque ao oferecer o benefício ativam-se gatilhos mentais importantes para o poder de decisão de compra do cliente.

Além de fazer com que ele se sinta “privilegiado”, o desconto pode incentivar o aumento do ticket médio da compra. Uma vez que você oferece desconto válido apenas para compras acima de X valor, por exemplo, inconscientemente o cliente será incentivado a comprar mais para usufruir do bônus.

Benefícios da oferta de cupons

Um dos principais benefícios do uso de cupons é o aumento do ticket médio. Mas além disso, é possível encontrar outras vantagens como:

  • Redução do abandono de carrinhos
    Segundo o "Ibope E-Commerce”, a cada 100 possíveis transações de e-commerce no Brasil, 63 resultam em abandono de carrinhos. Neste cenário, o cupom entra como um incentivador de compra. O simples ato de oferecer frete grátis é um grande álibi para a conversão.
  • Ampliação da margem de competitividade do e-commerce e fidelização do cliente
    Em um mercado em pleno crescimento e com alta concorrência, o cupom entra como um aliado do negócio. Quanto maiores forem as vantagens para o cliente e melhor for a relação com ele, maiores são as chances de fidelização à marca.
  • Melhora no gerenciamento de estoque
    Sabe aquele produto que tem pouca saída e está há meses parado no estoque? Com o cupom é possível criar uma estratégia para disponibilizá-lo a um preço especial. “Com isso, a empresa pode aumentar o faturamento, descongestionar o estoque e ainda vender, mesmo que por preços mais baixos, produtos que não teriam saída no mercado” (Escola de E-commerce).
  • Contribui para a conquista de novos clientes
    Não são raras as vezes que um cliente é atraído para uma loja por causa dos descontos. Em muitos casos, o produto desejado está fora do orçamento do consumidor, mas com a oferta de condições especiais é possível reacender o desejo de compra ou mesmo despertar o interesse por conhecer o negócio.

E qual o momento certo para oferecer desconto?

Há várias maneiras de atrair o consumidor. As principais estão relacionadas a oferta de cupons em datas comemorativas (Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal), no lançamento de produtos, aniversário do cliente ou da loja, incentivo a primeira compra, programa de fidelidade e muitos outros.

O segredo é saber como utilizar essa estratégia. Não basta apenas oferecer o benefício ao cliente, ele também precisa fazer sentido para a empresa e gerar lucro. Do contrário, como explica a Escola de E-commerce, as vendas podem ser muito grandes e os descontos acabam prejudicando o financeiro do negócio.

Por isso, é importante limitar a quantidade de cupons, colocar uma data de validade e um valor mínimo para uso.

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