Cupons de desconto: utilize-os a favor do seu negócio
Se você é daquelas pessoas que adora colocar os produtos no carrinho ou na sessão dos favoritos só para ganhar cupons, saiba que não está sozinha nessa prática. Um levantamento recente realizado pela “Eu amo Cupons” mostrou que o uso dos descontos cresceu 188% nos primeiros cinco meses de 2022, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Entre todos os segmentos presentes no e-commerce, o que mais vendeu com o uso de cupons foi o setor de moda, com crescimento de 60% neste período, seguido de móveis e decoração, que registrou 32%.
Mas você sabe por que a prática tornou-se tão comum e atrativa e quais os benefícios dela para os clientes?
O uso do cupons é uma das formas mais eficientes de fidelizar o cliente ao e-commerce e gerar recorrência de compra. Isso porque ao oferecer o benefício ativam-se gatilhos mentais importantes para o poder de decisão de compra do cliente.
Além de fazer com que ele se sinta “privilegiado”, o desconto pode incentivar o aumento do ticket médio da compra. Uma vez que você oferece desconto válido apenas para compras acima de X valor, por exemplo, inconscientemente o cliente será incentivado a comprar mais para usufruir do bônus.
Benefícios da oferta de cupons
Um dos principais benefícios do uso de cupons é o aumento do ticket médio. Mas além disso, é possível encontrar outras vantagens como:
E qual o momento certo para oferecer desconto?
Há várias maneiras de atrair o consumidor. As principais estão relacionadas a oferta de cupons em datas comemorativas (Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal), no lançamento de produtos, aniversário do cliente ou da loja, incentivo a primeira compra, programa de fidelidade e muitos outros.
O segredo é saber como utilizar essa estratégia. Não basta apenas oferecer o benefício ao cliente, ele também precisa fazer sentido para a empresa e gerar lucro. Do contrário, como explica a Escola de E-commerce, as vendas podem ser muito grandes e os descontos acabam prejudicando o financeiro do negócio.
Por isso, é importante limitar a quantidade de cupons, colocar uma data de validade e um valor mínimo para uso.
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